A Academia de Polícia Civil (Acadepol) realizou nesta quinta-feira (14) a formatura dos alunos concluintes do curso de especialização para delegado, etapa final do concurso necessário para o ingresso na carreira. Foram 99 formandos que cumpriram, durante quatro meses, a carga de 690 horas/aula de uma grade curricular de 25 disciplinas. As aulas práticas foram realizadas no Centro de Operações Especiais (COE) da Polícia Civil, com treinamentos rigorosos em temas como armamento, defesa pessoal e técnica de abordagem.

A formatura foi realizada na sede da Fundação Luís Eduardo Magalhães. Após a entrega dos diplomas, os alunos homenagearam o secretário de Segurança Pública, César Nunes, com uma placa comemorativa. Nunes foi escolhido como patrono da turma. O paraninfo foi o delegado-chefe da Polícia Civil, Joselito Silva.

Para ser delegado é preciso ser graduado em Direito, prestar concurso público (incluindo a última etapa, que é o curso de formação), ser nomeado para o cargo e, depois, designado para algum órgão ou delegacia, integrante dos quadros da Polícia Civil.