Salvador apresentou queda, no último fim de semana, nos índices de violência, em comparação ao período do fim de semana anterior (dias 15, 16 e 17). Segundo dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP), houve redução em homicídio (-33%), tentativa de assassinato (-22,22%) e roubos e furtos de veículos (-16%). O índice de assaltos e roubos a ônibus cresceu 31%.

A taxa de homicídios na capital baiana, considerada uma das principais preocupações das autoridades do setor, apresentou queda no número de ocorrências de 12 (dias 15, 16 e 17) para oito (dias 22, 23 e 24). Para o subcomandante da Unidade de Policiamento Especializado, tenente-coronel Jorge Couto, a tendência de redução da criminalidade está diretamente ligada ao aumento do efetivo policial nas ruas de Salvador.

Desde 31 de julho, policiais de diversas companhias independentes e unidades especializadas, como o Esquadrão Águia, Choque e Rondesp, atuam nas ruas da cidade. No último fim de semana, cerca de 300 policiais patrulharam nove pontos estratégicos da capital e realizaram blitze em 13 localidades entre Itapuã e o subúrbio ferroviário, reforçados com as novas viaturas e motocicletas adquiridas este ano. Durante as incursões policiais, foram apreendidos veículos com documentação irregular, além de armas e drogas.

Em uma das ocorrências, na noite de sexta-feira, os PMs se anteciparam – por meio de denúncia anônima – a um confronto entre duas facções criminosas no Nordeste de Amaralina e prenderam três suspeitos. Com eles foram encontrados três pistolas calibre 380, carregadores e farta munição. Uma das armas é de propriedade da Polícia Militar baiana.

Autuação de ex-policial

Na madrugada de domingo, no bairro de São Caetano, o ex-policial civil Washington da Hora Silva foi detido e autuado em flagrante por porte ilegal de arma.

Ele estava com uma escopeta calibre 12, uma pistola 380, além de algemas e munição. Hora Silva foi conduzido para a 4ª Circunscrição Policial.