O Plano Estadual de Segurança Pública (Planesp) foi apresentado na sexta-feira (8), no seminário Segurança Pública e Promoção da Igualdade, Direito e Responsabilidade de Todos(as) Nós, pelo superintendente de Ações Policiais Integradas da Secretaria da Segurança Pública (SSP), delegado federal Expedito Teixeira.

O plano corresponde às ações elaboradas pela secretaria para diminuir os números da violência no Estado. Em consonância com o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), o Planesp pretende por em prática políticas públicas de segurança, fortalecer a perícia criminal e prevenir a corrupção entre os policiais, além fazer novas contratações para ampliar os quadros funcionais das polícias civil, militar e técnica.

Integração e valorização dos profissionais da segurança pública, redução e prevenção da criminalidade e modernização administrativa foram apontadas como ações prioritárias do plano.

Para o combate à violência, o Planesp aponta três ações de atuação policial: preventivas, repressivas e frentes de trabalho. "Temos que trabalhar com o objetivo de evitar que os jovens sejam aliciados pelo crime organizado. Por isso o Planesp é diretamente ligado ao Pronasci, que investirá em educação e geração de empregos", enfatizou Expedito.