Quase 40 mil instrumentos verificados em seis meses em todo o Estado. Esta é a marca atingida pelo Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) ao cumprir o calendário de fiscalização estipulado para o primeiro semestre de 2008. As verificações acontecem em bombas de gasolina e balanças, dentre outros instrumentos de medição utilizados pelos comerciantes.

A ação ocorre nas nove agências regionais do Ibametro, distribuídas estrategicamente pelo território do estado.
Entre os serviços desempenhados, que visam a manter a qualidade nas relações de consumo, o Ibametro destaca a fiscalização de instrumentos de medição.

Seguindo plano traçado anualmente pelo Inmetro, as equipes de fiscais percorrem todo o estado para garantir que o consumidor não seja lesado e “pague o preço justo”, como enfatiza o diretor geral do Ibametro, Adhemar Barroso Alves.

Nos seis primeiros meses deste ano, o Ibametro cumpriu a política de fiscalização. Traduzindo em números, foram fiscalizadas 28.401 balanças, 5.401 bombas de gasolina e mais 5.677 outros aparelhos de medir, como o tensiômetro.

E as fiscalizações já começaram neste segundo semestre. Apuarema, Marcionilo Souza, Iaçu, Itamari e Itaetê são alguns municípios que já estão recebendo a visita dos fiscais do Ibametro. O plano de verificação deve ter seguimento até o final do ano, fechando mais um ciclo de fiscalização.

Gestão de qualidade

Dentro da política do Ibametro está a série de reformas e melhorias das agências regionais. Um exemplo é a cidade de Jequié que foi contemplada e teve a sede toda reformada, no segundo semestre de 2007.

A ampla reforma incluiu modernização do Laboratório Metrológico de Massa, que é o mais moderno da Bahia. Com as transformações, já é possível fazer testes e exames, que vão de produtos pré-medidos a químicos.

Também foram reformadas as regionais de Paulo Afonso e Itabuna. Até o final de 2010, as agências do Ibametro em Barreiras, Eunápolis, Vitória da Conquista, Juazeiro, Feira de Santana e Salvador passarão por mudanças.