Com uma palestra sobre a plataforma livre Gnu/Linux, para telecentros e gestão de telecentros, proferida por Vanessa Branco, coordenadora da equipe de desenvolvimento do Cidadania Digital, programa de inclusão sociodigital do governo da Bahia, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) participou nesta quinta-feira (28), em Brasília, do Congresso Internacional Sociedade e Governo Eletrônico (Consegi).

A equipe coordenada por Vanessa é responsável pela atualização das principais soluções utilizadas nos mais de 400 centros digitais de cidadania (CDCs) implantados na Bahia. A coordenadora disse que diversas soluções tecnológicas baseadas em plataformas livres e abertas têm sido desenvolvidas para responder às necessidades dos diferentes projetos de inclusão sociodigital conduzidos por órgãos e empresas do governo federal.

Por isso, segundo Vanessa, é fundamental debater padrões a serem utilizados por essas plataformas, “com o objetivo de fornecer, de forma rápida e segura, um conforto maior no uso de ferramentas e aplicativos para a população atendida pelos telecentros e CDCs”. O Consegi termina nesta sexta-feira.