Uma iniciativa inédita na Bahia vai investir R$ 310 mil na estruturação de núcleos de assessorias internacionais dentro das universidades públicas do estado.

Os recursos são oriundos do Edital de Assessorias Internacionais, lançado nesta sexta-feira (15) pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), órgão vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

As propostas, que podem solicitar, no máximo, R$ 80 mil cada uma, para a criação ou consolidação de núcleos de assessorias internacionais, devem ser submetidas pelos representantes legais das instituições, juntamente com os coordenadores dos núcleos.

Entre os itens financiáveis estão a aquisição de equipamentos e material permanente, além de despesas com passagens, hospedagem e alimentação para missões fora do país.

O diretor científico da Fapesb, Robert Verhine, informa que “os núcleos de assessorias internacionais têm papel fundamental na implementação de acordos de cooperação cientifica e tecnológica, possibilitando a inserção da universidade no cenário mundial, o que reflete na melhoria do ensino, da pesquisa e da extensão”.

Os interessados têm até o próximo dia 13 de outubro para submeter suas propostas no portal da Fapesb (www.fapesb.ba.gov.br).