Já está no ar o novo portal da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti) na internet. Desenvolvido internamente e utilizando Software Livre (SL), o site www.secti.ba.gov.br foi estruturado para permitir uma navegação fácil e intuitiva, inclusive adaptado para que pessoas com deficiência visual possam ter acesso a todo conteúdo. O portal traz informações sobre as ações da secretaria, os projetos em andamento, a estrutura organizacional e notícias, dentre outros serviços.

Segundo o secretário Ildes Ferreira, o desafio maior foi desenvolver o site com ferramentas baseadas na plataforma de Software Livre. “Acreditamos que o setor público deve buscar soluções baseadas nestes programas que, além de serem gratuitos, são desenvolvidos colaborativamente”, diz. Destaca ainda que o portal também pode servir de estímulo para que outras secretarias e órgãos do governo criem seus novos portais também baseados em SL.

O novo portal foi desenvolvido em parceria pela Coordenação de Desenvolvimento do Programa Cidadania Digital, Assessoria de Comunicação e também pela Coordenação de Modernização da Secretaria. “Todo o desenvolvimento do site seguiu as normas estabelecidas pelo grupo Bahia na Internet, que reúne gestores do governo com o objetivo de padronizar os conteúdos disponibilizados pelo Governo do Estado na internet”, explica o coordenador de Modernização da Secti, Diógenes Bento Filho. O site entrou no ar na última sexta-feira (15).

Programas de código aberto e gratuitos, chamados de software livre, permitem que qualquer pessoa faça modificações, adaptações e melhorias ao sistema, além do uso sem custos. Desta forma, as versões e atualizações contam com a colaboração de incontáveis desenvolvedores mundo a fora. No Governo da Bahia há diversas aplicações para estas plataformas, como nos Centros Digitais de Cidadania, que operam integralmente com programas livres.