Novas propostas, com olhares inovadores sobre como tornar a ciência parte do cotidiano das pessoas – especialmente crianças e jovens – serão apresentadas nesta sexta-feira (15), num encontro de mobilização preparatório para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Bahia.

A reunião acontece à tarde, na sede da Fiocruz, em Brotas. A programação do evento, que este ano tem como tema central “Evolução e Diversidade”, vai ter teatro, portas abertas em instituições, réplica de uma célula gigante para demonstrar como o organismo funciona, mostra de robótica e até uma barca da ciência navegando pela Baía de Todos os Santos.

Mas o principal objetivo do encontro desta semana é lançar novas idéias que aproximem a ciência da realidade cotidiana dos futuros cientistas.

Outros destaques são a apresentação de resultados das Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente, Física e Matemática, mostra itinerante de vídeos Ver Ciência, conversas com especialistas e robótica.

A pouco mais de dois meses do maior evento de popularização das ciências no Brasil, os encontros querem mobilizar o maior número de parceiros para ampliar a mostra.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia acontece este ano de 20 a 26 de outubro, em Salvador e municípios do interior do Estado. A coordenação do evento, na Bahia, é da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).