O Detran, que recebe aproximadamente 1,5 mil usuários/dia, alterou o método de atendimento ao público para emissão de habilitação e vistoria de veículos. O objetivo, segundo o diretor-geral do órgão, Carlos Brandão, é reduzir o tempo que a pessoa gasta para obter os serviços.

Com a nova sistemática, implementada pela Secretaria da Administração (Saeb), as mudanças já resultam na redução do tempo médio para vistoria de 30 para 17 minutos. No mesmo setor, a capacidade de atendimento passou de 300 para 500 usuários/dia. Já na área de habilitação de condutores, a espera para abertura de serviço e pagamento de taxa foi reduzida de 40 para 25 minutos.

As mudanças incluem também reformas estruturais e reforço no quadro de funcionários. Dentre as novidades, destacam-se a adoção exclusiva do sistema de senhas e a implementação de auxílio personalizado por meio de agentes volantes responsáveis por fazer uma triagem prévia de documentações, esclarecer dúvidas e realizar encaminhamentos.

A iniciativa integra o Programa Você Cidadão, do governo da Bahia, que tem como objetivo modernizar e tornar mais inclusivo o atendimento ao público em toda a administração pública estadual.

“Os funcionários estão identificados por coletes do tipo ‘Posso Ajudar?’ e vão evitar que os usuários percam tempo com documentação incompleta ou ao se dirigir ao setor errado, por exemplo”, afirmou Brandão.

Ele disse que, antes das alterações, era comum a pessoa enfrentar filas e constatar, já no balcão de atendimento, a ausência de documentação, “o que significava perda de tempo e gerava irritação”.

Os agentes volantes também estão preparados para prestar informações sobre novas resoluções e portarias do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Reformas estratégicas

Com relação à infra-estrutura, foram feitas reformas para tornar o atendimento mais rápido e cômodo. Para isso, o Detran reformou assentos, agora com recostos, e disponibilizou máquinas copiadoras próximas aos locais de atendimento, facilitando o fluxo dos usuários, além de investir em um novo projeto de iluminação e climatização.

O mobiliário mudou, com a substituição dos balcões por mesas. Agora, atendentes e usuários ficam no mesmo nível, facilitando o diálogo e garantindo a privacidade do atendimento. Foram instalados ainda novos murais informativos para orientação dos usuários, disciplinando a afixação de cartazes e panfletos. Os acessos aos atendimentos e estacionamentos também ganharam nova sinalização vertical e horizontal.

Na área de vistoria de veículos, foram instalados toldos, além de um estande climatizado próximo às seções de atendimento, agilizando a emissão de documentos. O novo fardamento dos vistoriadores do Detran facilita a identificação desses profissionais, que antes eram confundidos com despachantes credenciados.

E as mudanças do Detran não param. Quatro postos do SAC já contam com salas especiais para realização da prova eletrônica de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Brandão disse que as ações privilegiam a agilidade dos serviços, baseada na descentralização do atendimento e na capacitação de pessoal. “Sugestões e queixas encaminhadas pela população à Ouvidoria do Detran colaboraram para o trabalho de remodelagem do atendimento. Estamos sempre abertos às sugestões dos cidadãos, que podem indicar pontos de melhoria”, destacou.

Os contatos com a Ouvidoria do Detran podem ser feitos pelos telefones 3116-2324, 3116-2430 e 3116-2335, pelo e-mail ouvidoriadacasa@detran.ba.gov.br ou no endereço www.detran.ba.gov.br .