Matéria publicada em 08/08/2008 – 19:10

Atualizada em 08/08/2008 – 19:45

A festa da Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte, que acontece no período de 13 a 17 deste mês na cidade histórica de Cachoeira, no Recôncavo baiano, é a principal atração do calendário do segmento de turismo étnico da Secretaria de Turismo (Setur) e Bahiatursa.

Este ano, espera-se a vinda à Cachoeira – distante 110 km de Salvador e considerada Monumento Nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional(Iphan) – de mais 230 afro-americanos, entre eles, 50 visitantes trazidos pela agência de viagens Diga Brasil, da Filadélfia, e outros 22 que virão através da empresa Sankofa Tours.

Da cidade de Atlanta, na Geórgia, está confirmada a chegada da antropóloga Bárbara King, ministra da Igreja Hillside International Truth Center e que, junto com o norte-americano Jimmy Lee, já esteve na Bahia, onde conheceu a tradição da festa da Boa Morte.

Bárbara King ficará três dias em Cachoeira e mais um período em Salvador. Esse fluxo qualificado de visitantes é resultado do trabalho de três missões da Setur/Bahiatursa nos Estados Unidos da América (EUA).

O governo da Bahia fará um receptivo especial para dar as boas vindas a esses turistas e ao grupo de jornalistas norte-americanos – TV e jornais -, das cidades de Chicago, Nova Iorque, Atlanta e Filadélfia que farão a cobertura da festa.

Os jornalistas afro-americanos foram selecionados pela Associação Brasileira de Operadores de Turismo (BTOA), com sede em Nova Iorque. Além de Cachoeira, eles também visitarão os principais roteiros de turismo étnico em Salvador e no Recôncavo, indicados pela Setur/Bahiatursa.

Também uma equipe do SBT Realidade, apresentado por Ana Paula Padrão, já confirmou a chegada nesta segunda-feira (11) para gravar a festa da Boa Morte.

“Nosso apoio à Festa da Boa Morte visa divulgar e promover intensamente este evento que tem uma forte identidade cultural e religiosa com o povo baiano, e que -de alguma forma- inspirou nosso programa de turismo étnico, que veio a ser adotado nacionalmente pelo Ministério do Turismo”, afirma o secretário do Turismo, Domingos Leonelli.

Este ano durante a implantação do governo do Estado em Cachoeira nos festejos da Independência da Bahia, o governador Jaques Wagner assinou convênio para apoio à Festa da Boa Morte no valor de R$ 130 mil.

Desde o ano passado, três missões da Secretaria de Turismo visitaram as cidades norte-americanas de Atlanta, Nova Iorque e Filadélfia visando a incentivar o turismo étnico.

A Irmandade da Boa Morte é uma organização formada por mulheres negras descendentes de escravos, que preservam tradições e ensinamentos religiosos cultuados pelos seus antepassados e marcados pela força da ancestralidade africana.

A centenária manifestação religiosa e cultural, data do século XIX, que atrai muitos turistas afro-descendentes em busca de suas raízes, é a principal representação do turismo étnico, um dos programas desenvolvidos pela Secretaria de Turismo (Setur).

Programação dos festejos 2008 da Irmandade da Boa Morte
Cachoeira – Bahia
Agosto

Dia 09 – Sábado
10h – Esmola Geral – As irmãs, vestidas de crioulas, saem da sede da Irmandade e percorrem as ruas da cidade pedindo esmolas para a festa

Dia 13 – Quarta-feira
18h – Saída em procissão da capelinha da Irmandade do corpo de N. S. da Boa Morte percorrendo as principais ruas de Cachoeira
19h – Missa em ação de graças, na Capela da Irmandade, pelas almas das irmãs falecidas
21h – Ceia Branca privativa para as irmãs e convidados na sede da Irmandade. Todas as irmãs vestem branco nesta noite de vigília

Dia 14 – Quinta-feira
19h – Missa de Corpo Presente de Nossa Senhora na Capela da Irmandade
20h – Procissão de Nossa Senhora da Boa Morte pelas principais ruas de Cachoeira com a presença de Filarmônicas

Dia 15 – Sexta-feira
5h – Alvorada com fogos de artifício
9h – Sessão solene com a participação do Governador Jaques Wagner, Ministros, Secretários de Estado e outras autoridades na sede da Irmandade, na rua 13 de maio, 32, Largo da Ajuda
10h – Missa solene da Assunção de Nossa Senhora
11h – Procissão festiva em homenagem a Nossa Senhora da Glória e posse da Comissão Organizadora da festa de 2009
12h – Valsa e samba-de-roda na sede da Irmandade e no Largo da Ajuda
13h – Almoço das irmãs, convidados e do povo na sede da irmandade
16h – Festa em comemoração da Assunção de Maria, com samba-de-roda no Largo da Ajuda

Dia 16 – Sábado
20h – Suculento cozido, seguido de samba-de-roda no Largo da Ajuda

Dia 17 – Domingo (Encerramento)
20h – Caruru seguido de samba de roda e encerramento da Festa da Boa Morte de 2008