O Ministério do Turismo começou apresentar nesta segunda-feira (11) no Centro de Convenções, em Salvador, o resultado do “Estudo Competitividade dos 65 Destinos Indutores do Turismo Regional”.

Foram incluídos cinco destinos da Bahia: Salvador, Mata de São João, Maraú, Lençóis e Porto Seguro. O seminário continua hoje e depois será realizado em Mata de São João (14 e 15), Maraú (18 e 19), Porto Seguro (1 e 2 de setembro).
A pesquisa é resultado da parceria entre o Ministério do Turismo, Fundação Getúlio Vargas e Sebrae e conta com o apoio da Secretaria de Turismo e Bahiatursa.

O objetivo do estudo foi realizar um diagnóstico detalhado dos destinos indutores, avaliar os níveis de competitividade, e permitir que gradualmente possam, com base nos princípios de sustentabilidade, sejam oferecidos produtos e serviços de melhor qualidade a turistas nacionais e estrangeiros.

Foram critérios de avaliação: a infra-estrutura geral, acesso, marketing, políticas públicas, economia local, capacidade empresarial, aspectos sociais e culturais, dentre outros.

Segundo a diretora de Serviços Turísticos da Bahiatursa, Simone Prazeres, a apresentação dos resultados permite discutir as ações de desenvolvimento turístico destes destinos.

“A presença dos profissionais do setor é muito importante, pois vamos sair daqui com um plano de ação voltado para as melhorias necessárias e com a formalização do Comitê Gestor”, explica a diretora.