Durante três dias, 50 empresários e profissionais do setor turístico participaram dos Seminários Preparatórios para a Festa da Boa Morte, na Casa de Cultura e da Arte do Município de Cachoeira. O objetivo do evento foi ampliar os conhecimentos sobre a visão cultural e econômica da manifestação cultural e religiosa secular, com foco na importância de se oferecer um atendimento de qualidade aos visitantes da cidade histórica de Cachoeira, principalmente em eventos como a Festa da Irmandade da Boa Morte, que acontece no período de 13 a 17 deste mês.

Segundo a diretora de qualificação e certificação da Secretaria do Turismo do Estado, Sulamita Farias de Souza, o evento deu continuidade aos trabalhos desenvolvidos pelo setor de turismo étnico da Setur, na região, enfocando questões culturais e étnicas dos afrodescendentes baianos. Também foi importante para Cachoeira, na sua opinião, principalmente pelos depoimentos dos participantes. Muitos disseram desconhecer aspectos da história da cidade e suas manifestações culturais, como a festa anual da Irmandade da Boa Morte.

O tema do primeiro seminário foi a Qualidade no Atendimento, abordando a apresentação pessoal, relacionamento interpessoal, tratamento versus atendimento, conceitos de qualidade, comunicação e marketing, a importância do cliente, e os diversos tipos de clientes/turistas.

No segundo, os participantes discutiram Higiene e Manipulação de Alimentos, incluindo a higiene pessoal, higienização de utensílios e equipamentos, riscos de veiculação de doenças por meio de alimentos, além das características dos produtos saudáveis e a qualidade da água.

A Festa da Boa Morte – Abordagem Cultural, Econômica e Turística foi o assunto do terceiro seminário, englobando a vocação da sustentabilidade dos festejos da Irmandade da Boa Morte enquanto geradora de fluxo turístico. Outros itens debatidos foram a tradição da festa e sua representatividade para o município e o estado, o papel da mulher e a religiosidade no Recôncavo.

O turismo cultural para a Bahia e as diversas lembranças e citações sobre Cachoeira relatadas no livro Memórias de Filinha, de autoria de Sebastião Heber também foram debatidos. O seminário contou com o apoio logístico da prefeitura de Cachoeira, que inscreveu os participantes e cedeu o espaço para o evento, realizado na Casa de Cultura e da Arte do Município de Cachoeira.

Programação dos festejos 2008 da Irmandade da Boa Morte
Cachoeira – Bahia
Agosto

Dia 09 – Sábado
10h – Esmola Geral – As irmãs, vestidas de crioulas, saem da sede da Irmandade e percorrem as ruas da cidade pedindo esmolas para a festa

Dia 13 – Quarta-feira
18h – Saída em procissão da capelinha da Irmandade do corpo de N. S. da Boa Morte percorrendo as principais ruas de Cachoeira
19h – Missa em ação de graças, na Capela da Irmandade, pelas almas das irmãs falecidas
21h – Ceia Branca privativa para as irmãs e convidados na sede da Irmandade. Todas as irmãs vestem branco nesta noite de vigília

Dia 14 – Quinta-feira
19h – Missa de Corpo Presente de Nossa Senhora na Capela da Irmandade
20h – Procissão de Nossa Senhora da Boa Morte pelas principais ruas de Cachoeira com a presença de Filarmônicas

Dia 15 – Sexta-feira
5h – Alvorada com fogos de artifício
9h – Sessão solene com a participação do Governador Jaques Wagner, Ministros, Secretários de Estado e outras autoridades na sede da Irmandade, na rua 13 de maio, 32, Largo da Ajuda
10h – Missa solene da Assunção de Nossa Senhora
11h – Procissão festiva em homenagem a Nossa Senhora da Glória e posse da Comissão Organizadora da festa de 2009
12h – Valsa e samba-de-roda na sede da Irmandade e no Largo da Ajuda
13h – Almoço das irmãs, convidados e do povo na sede da irmandade
16h – Festa em comemoração da Assunção de Maria, com samba-de-roda no Largo da Ajuda

Dia 16 – Sábado
20h – Suculento cozido, seguido de samba-de-roda no Largo da Ajuda

Dia 17 – Domingo (Encerramento)
20h – Caruru seguido de samba de roda e encerramento da Festa da Boa Morte de 2008