A importância dos antigos quintais urbanos para a cidade de Salvador e de seus habitantes será o tema da próxima aula do curso Conversando com sua História, nesta terça-feira (9), às 17h, no auditório do Palácio Rio Branco. O professor Jan Maurício Oliveira Van Holthe abordará as funções que este espaço tinha no contexto da arquitetura residencial do século 19.

O ineditismo do tema é um dos principais atrativos da aula. O professor desenvolveu um estudo que tem como foco os quintais e as relações espaciais com as antigas moradias da cidade. “As casas e quintais formavam um conjunto único e inseparável. Esta conclusão foi feita com base em uma extensa pesquisa em diferentes fontes primárias”, destaca Van Holthe. Estes espaço estavam estritamente vinculados a diferentes aspectos da vida urbana naquele período, tais como a economia doméstica, o lazer das famílias e as manifestações culturais e religiosas.

Jan Maurício Oliveira Van Holthe é arquiteto, coordenador dos Laboratórios de Informática da Unifacs e mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia. Este estudo constitui a sua dissertação de mestrado, defendida em 2002.

Curso

A partir do dia 16 de setembro, as aulas do curso Conversando com sua História, promovido pelo Centro de Memória da Bahia, acontecerão no auditório da Biblioteca Pública do Estado (Barris), no mesmo horário, às 17h. O tema da primeira aula que ocorrerá no novo local será “A seca na Bahia do século XIX: sociedade e política”, com a Prof.ª Graciela Rodrigues Gonçalves.