Empresários, gestores, estilistas e outros interessados na área de moda têm até o dia 8 de outubro para se inscrever em dois novos cursos de capacitação – Design de Moda e Gestão Estratégica em Moda.

A capacitação faz parte do projeto estruturante do Arranjo Produtivo Local de Confecções, do Progredir – coordenado pela Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) – que inclui um Centro de Design de Moda, em Salvador e Feira de Santana, e consultorias.

São 120 horas divididas em dois módulos. A aula inaugural será ministrada no dia 22 de outubro, em Salvador.

As aulas presenciais vão acontecer em duas unidades do Senai. Na capital, no bairro dos Dendezeiros, e em Feira de Santana. Há ainda um complemento com ensino à distância. Os inscritos passam por um processo seletivo. O curso vai ser ministrado por profissionais do Instituto Brasileiro de Moda – IBModa.

Para a empresária Maria Eunice Habib, do setor de confecções, que está concluindo pós-graduação em moda pelo Senac – São Paulo, o projeto estruturante representa uma grande oportunidade de mudar o panorama do segmento de confecções na Bahia.

“Com a cultura do baiano de sempre inovar, com o cheiro do nosso litoral, com nossas comidas típicas, vamos conseguir apresentar esse tempero na moda da Bahia e transformá-la em um produto de referência nacional e até internacional, seguindo o exemplo da nossa música que rompeu fronteiras”, observou Eunice, que também é vice-presidente do Sindvesti/Salvador.

Já o empresário Dilton Barros, presidente do Sindvesti do Interior da Bahia acredita que os cursos vão permitir ao setor conseguir diferenciar os produtos produzidos pela moda da Bahia, agregar valor e identificar o nicho de mercado que devemos atuar”.

Investimento em outros APLS

O objetivo do Progredir é fortalecer as micro, pequenas e médias empresas. Para isso, investirá mais de US$ 16,6 milhões em Projetos Estruturantes dos Arranjos Produtivos Locais (APLs), ao longo de 30 meses, com o objetivo de ampliar a competitividade empresarial a partir da cooperação.

Os primeiros setores a serem beneficiados serão os APS Confecção e de Tecnologia da Informação, que terão aporte de mais de R$ 5 milhões.

Os APLs são aglomerações de empresas, localizadas em um mesmo território, que apresentam especialização produtiva e mantêm vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si e com outras instituições locais como governo, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisa.

O Progredir é executado em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL-BA).

APLS beneficiados

• Tecnologia da Informação (Região Metropolitana do Salvador)
  • Transformação Plástica (RMS)
  • Confecções (RMS e Feira de Santana)
  • Fruticultura (Juazeiro e Vale do São Francisco)
  • Cadeia de Fornecedores Automotivo (RMS, Feira de Santana e Recôncavo)
  • Turismo (Zona do cacau)
  • Piscicultura (Paulo Afonso)
  • Derivados da Cana-de-Açúcar (Chapada Diamantina)
  • Caprinovinocultura (Senhor do Bonfim e Juazeiro)
  • Rochas Ornamentais (Ourolândia, Jacobina e Lauro de Freitas)
  • Sisal (Serrinha, Valente, Conceição do Coité e Santa Luz, além de outros municípios da região sisaleira do estado).

Mais informações no site www.ibmoda.com.br/bahia.