Manejo reprodutivo de caprinos e ovinos. Este é o tema que será destacado na capacitação de mais de 20 agricultores familiares e estudantes da escola técnica agropecuária de Uauá. A capacitação tem como objetivo visa repassar novas técnicas de criação e reprodução na ovinocapricultura.

O curso, que será realizado nesta terça e quarta-feiras (16 e 17), pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), terá aulas teóricas no Centro de Profissionalização de Caprinocultores (Centrecapri), no município de Jaguarari, e as práticas na Estação Experimental de Caraíba.

Dentre os temas abordados estão: a Puberdade e maturidade sexual; o Ciclo estral e estro (cio); a Seleção de animais para a reprodução; a Estação de reprodução; o Sistema de acasalamento; Parto; Cuidados com as crias; Doenças da reprodução e o Efeito da alimentação na reprodução.

“O principal objetivo é intensificar o processo de capacitação da EBDA, realizado não somente no Centrecapri, mas em todos os centros profissionalizantes da empresa, para garantir aos agricultores familiares melhores resultados nas atividades de suas propriedades”, disse o zootecnista da EBDA, Geraldo Magalhães, que vai ministrar as aulas teóricas.

Outros cursos

Além do curso para reprodução de caprinos, o Centrecapri também irá oferecer nos dias 23 e 24, deste mês, o curso de apicultura. Serão abordados temas diversos como a criação da abelha, a colméia, o apiário, a alimentação, o mel e a colheita até as principais pragas que atacam a cultura.

As inscrições são gratuitas e os interessados podem comparecer ao Centrecapri, na Rua do Faxeiro, 850, Vila do Pilar, em Jaguarari ou pelo telefone: (74) 3532-8215.