A pequena produtora rural do Baixo Sul do estado, Maria dos Santos, 69 anos, começou a plantar mandioca, feijão, milho, batata e jiló ainda na adolescência. Depois de 50 anos no campo, ela conseguiu criar os doze filhos, produzindo na lavoura e vendendo na feira livre.

Maria e mais 200 produtores rurais puderam trocar informações sobre atividades agrícolas e conhecer o Programa Agricultor Florestal, da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), no 1° Encontro Regional de Agricultores Florestais, em Wenceslau Guimarães.

O programa apóia o desenvolvimento rural, fortalecendo a agricultura familiar, gerando emprego e renda para os produtores rurais. A Sema presta assistência técnica aos produtores, orientando sobre o plantio, manejo de sementes e mudas.

Os bancos do Brasil e do Nordeste financiam o pequeno produtor, por meio da linha de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf Florestal).

“Trabalhei a vida inteira com a enxada, plantando todo tipo semente. Hoje conheci o eucalipto. Tomara que pegue lá na roça”, disse Maria, que ganhou duas mudas da árvore para começar o plantio em sua propriedade rural.

Na abertura do evento, o secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Social de Wenceslau Guimarães, Juarez Leal, ressaltou a importância dos pequenos produtores rurais na construção da gestão ambiental do município. “A participação expressiva dos agricultores, nesse encontro, mostra que nossa parceria vem se fortalecendo. Não estamos dando o peixe, mas ensinando a pescar”, destacou.

Os produtores rurais, dos municípios de Aurelino Leal, Barra do Rocha, Ibirapitanga, Ubatã, Gongogi e Ubaitaba tiveram a oportunidade de conferir, passo a passo, a montagem de um viveiro florestal. Durante o evento também foram distribuídos informativos sobre o programa, sementes e mudas de eucalipto, em comemoração ao Dia da Árvore.

Dia de campo

O encontro também proporcionou aos participantes, visitas a propriedades rurais que cultivam o eucalipto. Na visita a Fazenda Bom Jesus, no povoado de Pedra do Sino, em Wenceslau Guimarães, o produtor Gervásio Martins pôde trocar experiência sobre plantio, manejo e adubação do eucalipto com o também produtor Valdir Elias, que tem dois hectares de floresta plantada.

“Aprendi que posso plantar o eucalipto consorciado com a banana, feijão e mandioca, para ter mais lucro”, afirmou Martins.
O produtor Valdir Elias vem sentindo a mudança positiva com o plantio da floresta de eucalipto na sua renda mensal, ao “ganhar mais dinheiro com a venda do feijão, plantado nas áreas da floresta de eucalipto”.

Ele começou a plantar as sementes de eucalipto há cinco anos, mas disse que só conseguiu fazer as mudas crescerem, quando os técnicos da Sema lhe orientaram sobre a forma correta de plantio, adubação e manejo.

Já lhe ofereceram R$ 900 por 20 pés de eucalipto, mas não aceitou. Sua idéia é “esperar os oito anos para cortar a madeira”. De acordo com o coordenador do Programa Agricultor Florestal, Nello Cariola, a iniciativa já beneficiou aproximadamente 100 famílias, no município de Ubaíra.

O mesmo trabalho será desenvolvido no município de Wenceslau Guimarães, conscientizando o pequeno agricultor de que ele não precisa deixar de plantar o feijão, a banana ou o cacau, mas passar a fazer o plantio consorciado com as mudas de eucalipto.

Resultados

Desde o ano passado já foram realizadas 20 capacitações de agricultores florestais, com cerca de 400 participantes, além da distribuição de seis quilos de sementes de eucalipto, para 200 produtores, 310 visitas técnicas a viveiros e propriedades rurais, totalizando uma área plantada de 140 hectares de eucalipto, só no município de Wenceslau Guimarães.