Mais 10 Centros Digitais de Cidadania (CDCs) serão entregues até a próxima quarta-feira (24) em Salvador, Bom Jesus da Lapa, Arataca, Uruçuca, Marau, Ilhéus, Iraquara e Feira de Santana. Os CDCs fazem parte do Programa Cidadania Digital, de Inclusão Sociodigital do Estado da Bahia, que completa até o final deste mês a entrega de 326 novos unidades, estendendo sua presença a mais de 400 municípios. Cada Centro é munido de dez computadores, uma impressora e permite ao acesso à internet banda larga.

O município de Vitória da Conquista recebeu nesta quinta-feira (18) dois CDCs, enquanto o Governador Jaques Wagner entregava duas outras unidades em Feira de Santana. A próxima inauguração acontece nesta sexta-feira (19), em Bom Jesus da Lapa, na Escola Batista, com a presença do secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ildes Ferreira.

Ele explica que o acesso às tecnologias da informação e comunicação é uma questão prioritária no mundo contemporâneo e uma necessidade da população baiana, principalmente do interior. “O Cidadania Digital é uma resposta do Governo do Estado à 20ª colocação da Bahia em acesso à internet entre os estados brasileiros, com 87% de excluídos digitais, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios de 2006 do IBGE”, completa Ferreira.

O Programa Cidadania Digital tem foco na inclusão sociodigital e, para isso, possui ações de capacitação e cidadania, potencializando novas possibilidades de renda para as comunidades envolvidas. Em média, 43 mil pessoas passam pelos Centros Digitais de Cidadania diariamente. Entre os mais de 500 mil usuários cadastrados, há uma grande parcela de estudantes que utilizam os CDCs para aprofundar os conhecimentos de salas de aulas e pessoas que tiveram nas unidades o primeiro contato com computadores.

O principal público beneficiado pelo Cidadania Digital é de baixa renda. Dados do Sistema de Cadastro do Cidadão apontam que quase 90% dos usuários do programa têm renda familiar de até dois salários mínimos. O sistema de cadastro também revela que os jovens são o público prioritário do Cidadania Digital: 67% dos usuários têm até 21 anos de idade e 93% do público freqüenta escola pública. Como conseqüência do seu impacto, em 2007 o programa foi contemplado com três importantes premiações, dentre elas o Top Social, maior prêmio de responsabilidade social do Norte/Nordeste.