As Voluntárias Sociais da Bahia promoveram, nesta quarta-feira( 10), um leilão beneficente com 85 telas de 60 artistas brasileiros, inclusive baianos, no Museu Rodin, no Palacete das Arte, em Salvador.

As obras são resultado da atividade Praça das Artes, que integrou o projeto Espicha Verão 2008, realizado na praia da Barra, durante o ‘Praia 24 horas’. A iniciativa da Bahiatursa, em parceria com a Associação de Artistas Plásticos e Modernos da Bahia (Arplamb), reuniu diversos artistas na praia da Barra para pintarem juntos diversas telas, as quais foram doadas para o leilão das Voluntárias Sociais.

Além das telas, foram leiloados 17 vasos e duas estátuas orientais.

Experiência

Participaram do leilão obras de artistas renomados e outros em ascensão, como o jovem Gustavo Alves. “Eu nunca imaginei ter uma obra minha exposta e ainda mais leiloada. É uma experiência única, ainda mais imaginando que uma obra minha vai ajudar outras pessoas”, ressaltou.

As obras ficaram expostas no museu durante alguns dias antes do leilão para a visitação pública.

Para os artistas, além de um ato de solidariedade, o evento representa uma oportunidade para expor seus trabalhos, como explicou o presidente da Arplamb, Edivaldo Gato. “O artista sai ganhando de duas formas: como cidadão e com a divulgação do seu trabalho”, garantiu.

Catálogo

Durante o leilão, foi distribuído um catálogo com informações das obras e explicações sobre o Projeto Praia 24 horas, uma experiência diferente para os artistas participantes. “Pintar junto com outros artistas e ao ar livre, numa praia em Salvador, foi indescritível”, contou a artista plástica Cláudia Xavier. “E saber que todo esse trabalho vai ser em prol de pessoas que necessitam é ainda mais estimulante, inspirador”.

O auditório do museu ficou lotado de pessoas interessadas nas obras de arte. O lance mínimo das obras foi de R$500,00. Entre as peças mais caras estava uma estátua oriental avaliada em R$4 mil. O dinheiro arrecadado vai ser destinado aos projetos sociais das Voluntárias em parceria com diversas instituições.

Prioridades

Segundo a presidente das Voluntárias Sociais da Bahia, Fátima Mendonça, “ainda serão definidas as prioridades para o dinheiro do leilão, mas com certeza ele será muito bem aplicado“, explicou. Ela garantiu que outros projetos como o do leilão poderão ser realizados com diversas outras parcerias e a mesma mobilização.

“Nós vamos continuar trabalhando pela solidariedade e como diz uma frase que eu li hoje, ‘o espelho reflete o rosto e a arte reflete a alma’”, declarou Fátima.