A segurança pública é o tema do programa de rádio “Conversa com o governador”, que vai ao ar nesta terça-feira (16). A criação de um grupo especial para investigar crimes contra policiais, a implantação do programa “Ronda nos Bairros” e o esquema para garantir uma eleição tranquila são comentados pelo governador Jaques Wagner. “A minha palavra de solidariedade, sentimento e abraço às famílias dos policiais assassinados e a toda a corporação da segurança pública, particularmente à Polícia Militar”, diz o governador.

Jaques Wagner afirma que a luta contra o crime não vai cessar e que os marginais trabalham fora da lei, mas as Polícias Civil e Militar farão a segurança pública dentro da lei. Ele condena, com veemência, a violência contra os policiais e diz que não se intimidará, pessoalmente, e sabe que nem a Polícia Militar, nem a Polícia Civil se intimidarão frente àqueles que querem assustar a sociedade.

A criação de de um grupo especial para investigar os crimes contra os policiais é destacada pelo governador. “Nós não recuaremos”, assegura, garantindo que o objetivo é contratar mais, equipar melhor, trabalhar com inteligência e combater o crime organizado.

Ronda nos bairros

Aproveitando uma experiência bem sucedida em Fortaleza (CE), o Governo do Estado começa a implantar em Salvador, esta semana, o programa “Ronda nos Bairros”. A idéia, segundo o governador, é aproximar, cada vez mais, a Polícia Militar da população. “Você só dá segurança se houver confiança da comunidade nos policiais”, observa. O programa começa a ser aplicado, nesta quinta-feira, na região de Tancredo Neves, onde há o mais alto índice de violência da cidade.

Durante três meses será aplicada esta metodologia, que garante 24 horas de policiamento no bairro”, explica Wagner. A região será subdividida em dez áreas, com equipes fixas, automóveis ou motocicletas circulando em cada uma delas. O policial poderá ser acionado por um telefone celular, que será divulgado para a população. Após o piloto, o programa será aplicado em toda a capital.

Eleições 2008

Respondendo a uma pergunta do ouvinte Gilmar Vasconcelos, da cidade de Wagner, no Oeste baiano, sobre segurança nas eleições deste ano, o governador lembra que na semana passada se reuniu com a cúpula da segurança pública, Ministério Público e Tribunal Regional Eleitoral para planejar as ações que vão garantir uma votação tranquila e o respeito à vontade do eleitor.