No próximo sábado (27) será comemorado o Dia Nacional do Surdo. Para celebrar a data, a Fundação Pedro Calmon, da Secretaria Estadual de Cultura (Secult), via Biblioteca Anísio Teixeira (BAT), vem durante todo este mês desenvolvendo diversas atividades voltadas para esse público, que representa 4% da população de Salvador, segundo a Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos (Apada).

Localizada na Ladeira de São Bento, a Biblioteca Anísio Teixeira tem se tornado referência no atendimento a pessoas com deficiência. Atualmente, ela oferece um curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para bibliotecários e técnicos da Fundação Pedro Calmon.

Uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos deficientes auditivos é a impossibilidade de assistir filmes brasileiros ou dublados nos cinemas. Sem as legendas em português, muito comuns em filmes estrangeiros, fica impossível para aqueles que não possuem audição acompanharem a obra cinematográfica.

Até sexta-feira (26), a BAT exibe filmes nacionais legendados, às 10h e às 15h, gratuitamente, para os surdos. No evento, há um profissional conhecedor da Libras para oferecer atendimento especializado para esse público.

Segundo a diretora da biblioteca, Ângela Deiró, o objetivo é chamar essa parcela da população para começar a ter contato com a BAT. “O evento faz parte de uma série de atividades que a Biblioteca Anísio Teixeira desenvolve para a inclusão dos surdos junto à biblioteca, promovendo assim a interação com a comunidade, além de facilitar o acesso à informação de forma lúdica”, afirmou.

Ainda na biblioteca, os usuários podem visitar a exposição Você Também é Capaz, que estará em cartaz até 30 deste mês, trazendo imagens e textos de surdos que tiveram sucesso nos diversos segmentos profissionais.