A Secretaria de Cultura do Estado (Secult) abriu, nesta segunda-feira (22), pela internet, inscrições para a seleção pública de 27 técnicos de nível superior que serão representantes territoriais da Cultura.

Os candidatos devem ter curso superior completo em qualquer área, residir obrigatoriamente em uma das cidades do Território de Identidade onde vão trabalhar e ter comprovada atuação na área cultural há pelo menos um ano.

Os técnicos serão contratados por dois anos, prorrogáveis por mais dois, com salário de R$ 1.462,80.
Para se inscrever é preciso preencher os formulários disponíveis no site www.cultura.ba.gov.br e enviar por e-mail para o endereço representantesterritoriais@cultura.ba.gov.br até sexta-feira (26), às 22h.

Política de interiorização

O representante territorial vai atuar como articulador nas relações dos segmentos culturais entre os municípios do território na consolidação do Sistema Estadual de Cultura.

“O seu trabalho é fundamental na consolidação da política de interiorização, que exige contato permanente com os agentes culturais de todas as regiões do estado”, explica Neuza Britto, diretora de Desenvolvimento Territorial da Cultura, da Secult.

Os Territórios de Identidade são municípios agrupados a partir de características sociais, econômicas, culturais e geo-ambientais.

O representante deverá, segundo o edital, estimular a gestão participativa da cultura nos municípios do território, promover e apoiar a articulação e o diálogo contínuos com representações do estado e organizações da sociedade civil e divulgar ações e projetos da Secult.

O candidato deve ter ainda conhecimento do cenário cultural do Brasil, da Bahia e do Território de Identidade para o qual pretende ser selecionado, boa comunicação escrita e oral.

Também precisa estar disponível para viagens e experiência com uso de computadores, principalmente editor de texto, planilha eletrônica e internet.

Etapas da seleção

A seleção será em duas etapas. Na primeira, haverá análise de currículo, com entrevista e aplicação de prova discursiva, no período entre 1° a 17 de outubro, de acordo com cronograma divulgado no site.

Esta etapa acontecerá no território onde o representante vai atuar. Serão selecionados até quatro candidatos por território para a segunda fase, que constará de avaliação psicossocial e um curso de curta duração, em Salvador, com aplicação de prova final objetiva de múltipla escolha, classificatória e eliminatória.

Na avaliação psicossocial, o candidato será submetido a dinâmicas individuais e de grupo e avaliada a sua capacidade de negociação e de atuação em grupo, flexibilidade, dinamismo e liderança.

No curso de curta duração da segunda etapa, com carga horária mínima de 16 horas, serão abordados temas como políticas públicas culturais, cultura e contemporaneidade, e cultura e desenvolvimento territorial.

Vagas

TerritórioCidade referênciaMun Vagas
1IrecêIrecê201
2Velho ChicoBom Jesus da Lapa161
3Chapada DiamantinaLençóis231
4SisalSerrinha/Conceição Coité201
5Litoral SulItabuna271
6Baixo SulValença141
7Extremo SulPorto Seguro211
8ItapetingaItapetinga131
9Vale do JiquiriçáMutuípe211
10Sertão do São FranciscoJuazeiro101
11OesteBarreiras141
12Bacia do ParamirimMacaúbas91
13Sertão ProdutivoGuanambi191
14Piemonte do ParaguaçuItaberaba141
15Bacia do JacuípeIpirá141
16Piemonte da DiamantinaJacobina91
17Semi-Árido Nordeste IIE. da Cunha/Ribeira Pombal181
18Agreste Alagoinhas/Lit. NorteAlagoinhas221
19Portal do SertãoFeira de Santana171
20Vitória da ConquistaVitória da Conquista241
21RecôncavoSanto Amaro201
22Médio Rio de ContasJequié161
23Bacia do Rio CorrenteSta. Maria da Vitória111
24ItaparicaPaulo Afonso61
25Piemonte Norte do ItapicuruSenhor do Bonfim91
26RMSSalvador102