Em 1968, o efervescente bairro do Rio Vermelho ganhava um importante espaço cultural, que viria a se tornar ponto de encontro daqueles que buscavam bons momentos de leitura, entretenimento e atualização acerca das decisões políticas que ocorriam na Bahia e no Brasil. É a Biblioteca Juracy Magalhães Júnior, que de terça (23) até sexta (26) oferece uma extensa programação gratuita à comunidade para celebrar os seus 40 anos.

Nesta terça-feira (23) , às 14h30, haverá a apresentação da Camerata da Osba, seguida da exibição do documentário A Biblioteca do Rio Vermelho, com depoimentos de artistas, leitores e moradores do bairro. Ainda neste dia, o público poderá ouvir as memórias do escritor Ubaldo Marques Filho, morador antigo do Rio Vermelho, que falará sobre a trajetória da biblioteca e sua importância para a comunidade do bairro.

Nos dias seguintes (24 e 25), as atividades serão iniciadas sempre às 9h e se estendem até as 16h, com palestras, contação de histórias, apresentações artísticas, oficinas e exibições de filmes, voltadas para o público infantil.

No dia 26, às 14h30, encerrando a programação, a biblioteca convida a escritora Maria Stella de Azevedo Santos (Mãe Stella de Oxóssi) para o sexto encontro do projeto Encontro com o Escritor, que percorre todas as bibliotecas públicas do Estado.

No mesmo dia, acontece o relançamento do livro Rio Vermelho e suas Tradições, de Licidio Lopes. E para finalizar, haverá uma apresentação de capoeira do Instituto Nzinga de Capoeira Angola.