As Flores nos Cartões Postais é o tema da palestra que acontece até sexta-feira (19), no Museu de Arte Popular, instalado na casa nº 29, da Rua Gregório de Mattos, no Pelourinho, sempre às 16h.

A supervisora do Museu Tempostal, Osvaldina Cezar, com apoio da equipe técnica, vai proferir a palestra, que tem entrada franca e integra a programação nacional da 2ª Primavera dos Museus.

Aproximadamente 1,2 mil instituições museológicas e centros culturais, públicos e privados, de todo o Brasil participam da Primavera dos Museus, sob a coordenação do Departamento de Museus, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), vinculado ao Ministério da Cultura (MinC).

O Museu Tempostal é um equipamento do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), autarquia da Secretaria Estadual de Cultura (Secult) que administra ainda, por meio da sua Diretoria de Museus (Dimus), outros espaços artístico-culturais como o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), Museu de Arte da Bahia, Palácio da Aclamação, Palacete das Artes – Rodin Bahia, Museu Abelardo Rodrigues.

O Tempostal foi criado a partir da coleção de 45 mil cartões-postais e fotografias do final do século 19 e início do século 20, reunido ao longo de décadas pelo sergipano radicado Salvador, Antônio Marcelino do Nascimento.

Os participantes da palestra terão contato com peças importantes do acervo do Tempostal, a exemplo das coleções Bahia Antiga, O Negro, Estampas do Sabonete Eucalol, Estados Brasileiros.

Além de abordar temática da Primavera nos Museus, a palestra vai permitir que o público conheça o acervo e a história do museu. Mais informações pelo telefones (71) 3117-6383 ou e-mail museutempostal@ipac.ba.gov.br.