Um Dia de Artes é o nome do projeto que o Forte de Santo Antônio Além do Carmo, localizado no bairro de mesmo nome, no Centro Histórico de Salvador, sedia nesta sexta-feira (26). A fortificação é um dos 13 espaços culturais administrados pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), da Secretaria Estadual de Cultura.

A abertura acontece às 9h, com a presença de psicólogos, médicos e dirigentes de clínicas, além de algumas ‘pessoas especiais’, autoras de objetos artísticos, como quadros e esculturas, que estarão expostos na Galeria do Forte. Essas ‘pessoas especiais’ foram ou são pacientes sob tratamento psicológico e psicanalítico, em função de terem sofrido doenças de transtorno mental e dependência química, por exemplo.

As obras, que serão vendidas a preços populares, foram feitas depois das oficinas terapêuticas realizadas no Sanatório São Paulo, Hospital/Dia e na Clínica em Saúde Mental Professor Nelson Pires.

O evento é aberto ao público e tem o objetivo de manter em funcionamento pleno as oficinas terapêuticas através de recursos levantados com a venda desses objetos. Peças em alvenaria, pinturas em tela, bonecas, cestas, jarros, gaiolas, bijuterias, tapetes, ímãs de geladeira, bolsas, entre outros produtos, complementam a extensa lista.