Contribuir com a ampliação do acesso ao cinema no interior do estado. Esse é o objetivo da Pré-Jornada Internacional de Cinema da Bahia, evento realizado pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb) nos campi 14 (Conceição do Coité), 5 (Santo Antônio de Jesus) e 13 (Itaberaba). A pré-jornada integra a programação da 35ª Jornada Internacional de Cinema da Bahia, que acontece entre os dias 11 e 18 de setembro, em Salvador, e tem como tema central o Revolucionário ano de 1968.

O foco da Pré-Jornada de Cinema na Uneb é estimular a criação de espaços alternativos de cinema e vídeo dentro da universidade, bem como o acesso às políticas de incentivo a produção audiovisual, voltadas para o interior do Brasil.

As próximas atividades do encontro ocorrem entre os dias 2 e 4 de setembro, no Campus 5, em Santo Antônio de Jesus. Já entre os dias 4 e 6 setembro, o Campus 13, em Itaberaba, se torna uma grande sessão de cinema. Neste campus, as atividades são diversificadas e as inscrições podem ser feitas no Núcleo de Pesquisa (Nupe). Vale ressaltar que em todos os campi participantes o evento será gratuito e aberto a todos os interessados.

As primeiras atividades da pré-jornada aconteceram em Conceição do Coité, nos dias 21 e 23 de agosto. O cineasta e autor de importantes documentários, Guido Araújo, participou da abertura. Seus filmes também foram exibidos em salas de cinema e espaços audiovisuais, sobre temas ligados à Bahia e aspectos de sua cultura, a exemplo de Raso da Catarina: reserva ecológica; Maragogipinho; e Festa de São João no interior da Bahia.

Com mais de três décadas de existência, a Jornada Internacional de Cinema da Bahia é o segundo mais antigo festival cinematográfico do Brasil e o mais tradicional evento de cinema da Bahia. A 35ª Jornada Internacional de Cinema da Bahia promete resgatar – no campo cinematográfico e também de outras manifestações artísticas como as artes plásticas – aspectos relevantes do ano de 1968.

Mais informações no site www.uneb.br .