Com a mostra Curtas Brasileiros, a Sala Alexandre Robatto oferece exibição gratuita ao público soteropolitano de um panorama de curta-metragem no Brasil, a partir da montagem de três programas temáticos: Curtas Infantis, Comédias Contemporâneas e Curtas Experimentais. Os filmes podem ser apreciados – em três sessões diárias, às 15h, 17h30 e 20h, respectivamente – no período de 26 de setembro a 2 de outubro. No dia 29 não haverá as sessões das 17h30 e 20h.

O programa Curtas Infantis reúne sete animações para a criançada. Feitas em diversas técnicas e condições, formam interessante panorama da produção no gênero. Os trabalhos que abrem e encerram o programa, justamente os mais recentes, são frutos do edital infanto-juvenil do Ministério da Cultura (Minc), o Curta Criança.

Na coletânea Comédias Contemporâneas viaja-se o Brasil do extremo norte (Açaí com jabá), ao Sul (O oitavo selo) vendo uma série de narrativas que só extraem sua graça da possibilidade de narrar um conto cômico a partir das imagens e sons. Da realidade urbana de "BMW Vermelho" ao causo de bar de "No princípio era o verbo", de uma história do passado "Dovè Meneghetti" ao aparato tecnológico moderno "P R Kadeia", pode-se rir de quase tudo através destes filmes.

Atividade de vanguarda desde sempre, Cinema Experimental não faz a menor concessão ao chamado público médio. Mas é também uma janela para outras percepções de imagem e som, com novos caminhos a trilhar, na busca pelo êxtase artístico. Esta seleção reúne relevantes trabalhos do gênero, incluindo Man.Road.River, vencedor do Grande Prêmio em Oberhausen, em 2005, um dos mais importantes festivais de curta-metragem do mundo.

Sala Alexandre Robatto, de 26/09 a 02/10 (Exceto dia 29/09, em que não haverá as sessões das 17h30 e 20h) Entrada Franca.