A partir do dia 28, as tardes de domingo do Cine Teatro Solar Boa Vista serão preenchidas por apresentações musicais. Para começar, três apresentações do espetáculo cênico-musical Samba dos Engenhos, nos dias 28, 5 e 12 de outubro, sempre às 16h.

Resultado do projeto O Carnaval e o Samba Junino dos Tempos de Pierre Verger até Hoje, Samba dos Engenhos é apresentado por jovens e crianças do Espaço Cultural Pierre Verger, no Engenho Velho de Brotas.

Além de oficinas artísticas, o processo de montagem do Samba dos Engenhos contou com a audição de repertórios musicais de samba e com a apreciação de fotos de Verger sobre o tema, na busca de uma contextualização de sua obra entre as outras expressões artísticas.

Foram realizadas também pesquisas a partir de depoimentos de convidados como Jorjão Bafafá, Moa do Catendê, Muniz, Hamilton Vieira, Negrizu, Ailton e Reinaldo, entre outros, que falaram sobre as suas trajetórias e experiências.

O resultado desse projeto, que teve patrocínio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult), através do Fundo de Cultura, é um passeio por diversos momentos da história do Engenho Velho de Brotas e suas tradições musicais.

As apresentações do Samba dos Engenhos prevêem ainda a participação de artistas do bairro que fizeram parte da sua história e contribuíram para que o Engenho Velho de Brotas fosse considerado um dos bairros mais musicais de Salvador.