Mais de 70 telas pintadas por 60 artistas, entre baianos, brasileiros e estrangeiros estão à mostra no Museu Rodin, no Palacete das Artes, na Graça. A exposição é resultado da Praça das Artes, atividade integrante do projeto Praia 24 Horas, realizado pela Secretaria de Turismo da Bahia (Setur) e Bahiatursa, durante o Espicha Verão 2008, na Barra.

Os quadros ficarão expostos até esta quarta-feira (10), quando haverá um leilão, a partir das 19h30, cuja renda será destinada às obras das Voluntárias Sociais da Bahia. A visitação, das 10 às 18h, é gratuita. Os trabalhos foram doados pelos autores como uma forma de ajudar as instituições apoiadas pelas Voluntárias.

Segundo o coordenador geral do Museu, Ygas Eloy, “a exposição é uma excelente oportunidade de mostrar os trabalhos, criando expectativa para o leilão, além de levar cultura à população em geral”. O professor Juarez Paraíso, um dos artistas participantes da mostra, elogiou a iniciativa da Setur/Bahiatursa.

“Achei ótima a idéia do leilão e da exposição. É sempre bom doar, além de criar mecanismos para atrair o público de alto poder aquisitivo, pois é dever ajudar os menos favorecidos, sendo ainda uma oportunidade de reunir os artistas. Isso tem que se repetir constantemente, pois uma exposição aberta é importante como uma forma de levar educação e cultura à população”, enfatizou o artista.

O artista plástico e vice-presidente da Associação dos Artistas Plásticos Modernos da Bahia (Arplamb), Ângelo Roberto, que também faz parte da mostra, relembra o projeto Praia 24 Horas como “um acontecimento maravilhoso, que reuniu diversos artistas renomados e tem que acontecer sempre. O leilão e a exposição também devem ser constantes, pois movimentam o setor artístico”.

As 74 telas expostas estão reunidas em um catálogo distribuído durante a exposição, para que o público possa conhecer as obras que serão leiloadas, além de saber um pouco mais sobre o projeto Praia 24 Horas.

“Criamos um projeto inédito e totalmente inclusivo. Levamos, gratuitamente, boa música, artes plásticas, gastronomia e artesanato para baianos e turistas. Cumprimos com o objetivo de aumentar o tempo de permanência dos visitantes na cidade, gerando maior incremento no setor econômico e turístico. Agora chegou a vez de contribuir com àqueles que mais precisam”, disse Emília Salvador Silva, presidente da Bahiatursa.

No catálogo, a presidente das Voluntárias Sociais da Bahia, Fátima Mendonça, agradece à Associação dos Artistas Plásticos Modernos da Bahia, presidida por Edvaldo Gato, e, em especial, a todos os artistas plásticos pela iniciativa de proporcionar às Voluntárias os quadros a serem leiloados em benefício da população carente.