A Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), liberou recursos da ordem de R$ 1,9 milhão para obras de implantação de 652 novas cisternas, 62 sanitários residenciais, um sistema convencional de abastecimento de água e a perfuração de um poço tubular em comunidades rurais de 17 municípios de várias regiões da Bahia.

A Sedir autorizou também a liberação de R$ 143,8 mil para o resgate de parcelas de obras, já em andamento, de implantação de 103 cisternas nos municípios de Encruzilhada e Abaré, de 271 sanitários residenciais em Valente, Santana, Tabocas do Brejo Velho e Governador Mangabeira, e de um sistema convencional de abastecimento de água em construção no município de Correntina, que beneficiará 53 famílias.

A secretaria liberou, ainda, parcela de recursos para projeto de mecanização agrícola, que beneficiará 150 famílias em Correntina.

Do total de R$ 1,9 milhão liberados para o início de novas obras, no âmbito do Programa Produzir, a maior parte – R$ 1,27 milhão – será destinada para construção de cisternas.

Serão beneficiadas as comunidades de Tabuleiro e Campo Limpo, em Santa Bárbara, com 40 unidades; Baixa Nova, em Riachão do Jacuípe (49); Jaboticaba, em Quixabeira (50); Amparo, em Ipirá (69); Tábua Grande, Passagem dos Brinde e Jacaré, em Guanambi (88); São Tomé, em Campo Formoso (53); Lagedinho e Várzea da Porta, em Tanhaçu (70); Alagadiço, em Ourolândia (73); Capelinha, em Capela do Alto Alegre (75); e Tamborial, em Caetité (45).

Pouco mais de R$ 215 mil serão destinados para mecanização agrícola com construção de garagem nas comunidades de Jacu, em Santa Maria da Vitória, e Prevenido, em América Dourada, beneficiando um total de 400 famílias.

Também foram liberados recursos da ordem de R$ 97,2 mil para a construção de uma unidade de beneficiamento de flores, com câmara fria, que irá beneficiar 40 famílias da comunidade de Fazenda Floresta, no município de Itituruçu.

Foram destinados, ainda, R$ R$ 181,5 mil para a construção de um sistema convencional de abastecimento de água para as 64 famílias do assentamento Chico Mendes, em Porto Seguro, e R$ 11 mil para a perfuração de um poço tubular para atender as 60 famílias da comunidade de Albino, em Piripá.