Centenas de famílias residentes nas zonas rurais de 35 municípios da Bahia serão beneficiadas com a assinatura de contratos entre a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), e oito entidades empenhadas no desenvolvimento de subterritórios.

Os acordos no âmbito do Projeto Terra de Valor serão firmados, nesta sexta-feira (5), às 16h, na sede da CAR, e vão atender 479 comunidades, representando investimentos da ordem de R$ 1,6 milhão.

A meta é formar 95 Conselhos de Desenvolvimento Subterritoriais e elaborar 95 Diagnósticos Rurais Participativos (DRP) e Planos de Desenvolvimento Subterritoriais (PDST), nas regiões nordeste e sudoeste do estado.

Os conselhos, diagnósticos e planos são importantes para a aplicação da metodologia do projeto, que envolve um cronograma, mobilização, divulgação e sensibilização das comunidades, com a aplicação das técnicas de Desenvolvimento Rural Participativo.

Na fase de aplicação dessas técnicas, o projeto detecta as características do subterritório e o seu mapa geral – criação de uma concepção compartilhada sobre a situação atual da comunidade em relação a seus potenciais e suas limitações no âmbito produtivo, social e sanitário.

Além de identificar as entidades que trabalham dentro da comunidade, o projeto também está analisando a situação atual dos grupos e da comunidade para conseguir um fortalecimento organizativo.

Entre as entidades parceiras estão a Fundação de Apoio aos Trabalhadores e Agricultores Familiares da Região do Sisal e Semi-Árido, a Associação Regional de Convivência Apropriada a Seca, a Associação da Escola Comunitária Família Agrícola da Região de Cícero Dantas, o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada, a Associação Regional da Escola Família Agrícola do Sertão, o Grupo de Economia Popular de Vitória da Conquista e Região Sudoeste da Bahia, o Instituto Mata de Cipó e o Centro Comunitário da Paróquia de São Pedro.

Os municípios contemplados na região nordeste são Quijingue, Nordestina, Ribeira do Amparo, Heliópolis, Paripiranga, Itapicuru, Coronel João Sá, Pedro Alexandre, Jeremoabo, Santa Brígida, Sítio do Quinto, Banzaê, Antas, Cícero Dantas, Fátima, Novo Triunfo, Abaré, Chorrochó, Glória, Macururé, Rodelas, Canudos, Euclides da Cunha, Monte Santo e Adustina.

Já na região sudoeste, as entidades atuarão nos municípios de Planalto, Poções, Boa Nova, Caetanos, Mirante, Bom Jesus da Serra, Manoel Vitorino e Aracatu.