Começou nesta segunda-feira (1) a primeira etapa da capacitação da equipe de profissionais dos Núcleos de Direitos Humanos (NUDHs) e dos Núcleos de Apoio e Acompanhamento às Penas e Medidas Alternativas (NUAPAs).
No auditório da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), 14 profissionais de Vitória da Conquista, Ipirá, Jequié e Ilhéus terão cinco dias de aulas.

Os NUDHs dão orientação jurídica, recebem e encaminham denúncias de violação de direitos e também realizam mediação de conflitos. Já o NUAPA faz o acompanhamento dos indivíduos submetidos às penas e medidas alternativas do interior do estado.

Os núcleos têm uma equipe multidisciplinar -advogado, assistentes social e psicólogo. A SJCDH pretende capacitar os profissionais para um atendimento de qualidade, além de trabalharem de maneira interdisciplinar.

A capacitação foi iniciada com uma breve contextualização da atuação dos núcleos em cada município. À tarde, a coordenadora de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos da SJCDH, Márcia Misi, falou sobre os direitos humanos e sobre as discussões relacionadas ao seu conceito, desde o século XVIII até os dias atuais.

Até o final da semana serão debatidos os temas: Violência e Criminalidade, Sistema Penal e Penas e Medidas Alternativas; Mediação e Conciliação, Atendimento à Família e a Lei de Execuções Penais; Direitos Humanos -NUDH, Penas Alternativas -NUAPA, Integração dos Núcleos e Procedimentos e Instrumentos Técnicos.

No último dia (5) da capacitação serão realizados estudos de caso sobre o NUDH e o NUAPA e também haverá a explicação dos procedimentos e instrumentos administrativos e financeiros dos Núcleos.