Pelo terceiro ano consecutivo, o posto do Programa de Microcrédito do Estado da Bahia do município de Correntina foi premiado como destaque durante o 5º Encontro de Agentes de Crédito do CrediBahia, que teve início nesta quarta-feira (3) e continua até sexta (5), no Salvador Praia Hotel, em Ondina. Aproximadamente 150 agentes de crédito, representando 90 municípios, participam do evento, que vai apresentar e discutir temas relevantes ao microcrédito.

O encontro é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), a Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). As duas instituições governamentais são responsáveis pela operacionalização do CrediBahia e contam com o apoio do Sebrae e das prefeituras.

Na cerimônia de abertura, o chefe de gabinete da Setre, Elias Dourado, representando o secretário Nilton Vasconcelos, falou sobre a importância do programa para “reduzir a desigualdade social e melhorar a qualidade de vida das pessoas. Este encontro é um momento para troca de informações, experiências e conhecimento”.

De acordo com o superintendente de Economia Solidaria da Setre, Helbeth Oliva, o encontro reforça o momento importante de consolidação da política pública de economia solidária na Bahia. “Os agentes de crédito são protagonistas da história do microcrédito no estado”, afirmou.

O presidente da Desenbahia, Luiz Alberto Pititinga, ressaltou que a iniciativa é um reconhecimento ao relevante trabalho desenvolvido pelos agentes de crédito. Para o superintendente do Sebrae, Edival Passos, “o desafio agora é a qualificação dos empreendedores, aperfeiçoando a gestão dos empreendimentos”.

O debate sobre o Programa Nacional de Microcrédito Produtivo e Orientado – Perspectivas e Desafios, apresentado pelo coordenador do programa, James Max, abriu a programação de palestras do evento.

Atualmente, 152 postos de atendimento do CrediBahia estão em funcionamento em 149 municípios baianos. Em seis anos de atividade, o programa já beneficiou 23.558 empreendedores e firmou 38.325 contratos de empréstimo, somando mais de R$ 52 milhões de recursos emprestados.