LOCAL: Concha Acústica do Teatro Castro Alves, Campo Grande
DATA: 26.09.08 (sexta-feira)
HORÁRIO: 18h

O QUE É: Final do Primeiro Festival Anual da Canção Estudantil (Face).

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

FINAL: Concorrem nesta etapa 15 candidatos de diversas regiões do estado, que estão reunidos desde o último final de semana para uma série de ensaios com a banda-base, aulas de dicção, expressão corporal e violão e gravação de um CD. Nomes como Caetano Veloso, Jorge Mautner, José Miguel Wisnik, Tuzé de Abreu, Margareth Menezes, Professor Pasquale Neto e Bel Borba já confirmaram a presença no evento, que contará com um show da banda O Círculo.

PREMIAÇÃO: Serão contemplados os três primeiros lugares e o melhor intérprete (masculino e feminino) com um troféu e um instrumento musical, sendo que todos os participantes receberão a gravação das 15 canções classificadas em CD e DVD.

FACE: Com caráter educativo, artístico e cultural, foi concebido para ser realizado em todas as unidades escolares estaduais, com a participação dos estudantes da 5ª à 8ª série do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, regularmente matriculados. Iniciada em maio, a primeira fase do festival produziu mais de 16 mil canções, apresentadas em mini-festivais realizados em 1.003 escolas, onde foram selecionadas 3 mil músicas. Dessas, 495 participaram dos festivais regionais das 33 Diretorias Regionais de Educação (Direcs). Das 33 canções da segunda etapa, a Comissão Julgadora Central, instituída pela Secretaria de Educação do Estado, escolheu as 15 finalistas. As composições variaram do reggae ao sertanejo, passando pelo rap, bossa nova, gospel, rock, baião e pagode. Os corpos de jurados eram compostos por artistas locais e educadores das regiões.

OBJETIVO: O festival visa:

• Desenvolver o potencial educativo da música, por meio das diversas linguagens artísticas, possibilitando a valorização da musicalidade brasileira no ambiente educativo e das expressões culturais regionais;

• Desenvolver o potencial artístico, a inventividade, a auto-estima entre os estudantes e fomentar o currículo de artes na escola, a criação e a produção de saberes, promovendo espaço e estímulo para a expressão de talentos entre os jovens das classes populares;

• Fortalecer os elos entre a SEC, as Direcs e as unidades escolares;

• Transformar a escola num ambiente educativo e ao mesmo tempo prazeroso, lúdico e significante para os jovens. Contribuindo, assim, para atingir a melhoria da qualidade de ensino e a redução dos índices de evasão escolar.

LEI: Durante a segunda etapa do festival, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei 11.769, que estabelece a inclusão da música no currículo da educação básica. Com a instituição da Lei, o Ministério da Educação recomenda que, além das noções básicas de música, dos cantos cívicos nacionais e dos sons de instrumentos de orquestra, os alunos aprendam cantos, ritmos, danças e sons de instrumentos regionais e folclóricos para, assim, conhecer a diversidade cultural do Brasil. A realização do Face a Bahia mostra que saiu na frente, pois o trabalho de educação musical nas escolas já foi iniciado, caracterizando a música como um espaço do saber.

OUTRAS AÇÕES: Nesse mesmo mês, o governo estadual apresentou um conjunto de ações voltadas para o fortalecimento da gestão educacional democrática e participativa nas unidades de ensino da rede estadual. São elas: eleições para dirigentes escolares e para membros dos Colegiados Escolares, o Plano de Formação de Professores e os projetos Monitores Educativos como Instrumento Pedagógico e Segurança nas Escolas. O pacote marca a política educacional do Estado, que assume o compromisso social com a gestão de qualidade da educação, com foco no ensino-aprendizagem, convocando as diferentes esferas da sociedade a participarem da implementação de um pacote de ações articuladas, delineadas desde o começo do atual governo, visando à melhoria da qualidade da educação pública.