Mesmo faltando 18 dias para encerrar o prazo de conclusão do Censo Escolar 2008, cinco escolas da rede estadual já cumpriram com a obrigação e responderam todos os formulários disponibilizados pelo Ministério da Educação (MEC). Por esta razão, cada uma delas ganhou um computador, que foi entregue nesta terça-feira (2), pela Secretaria Estadual da Educação (SEC) como forma de incentivo às outras unidades escolares que ainda não responderam ao instrumento.

As escolas premiadas foram apontadas pelo próprio sistema do MEC como as primeiras a preencherem os formulários. Em Salvador, ficaram no topo da lista, as escolas estaduais Professor Nogueira Passos, Professor Ignácio Lunelli, Roberto Santos, Especial da Penitenciária Lemos Brito e o Colégio Estadual Princesa Izabel.

Segundo o coordenador de acompanhamento, avaliação e informações educacionais da SEC, Marcos Pinho, esta foi mais uma forma encontrada pela secretaria para que as escolas se empenhem no preenchimento dos formulários que, desde o início do Censo Escolar, vem mobilizando gestores de escolas e de Diretorias Regionais. O incentivo se estenderá às cinco Diretorias Regionais de Educação do interior que primeiro fecharem o censo, premiando, cada uma delas, com uma impressora.

Compromisso

O diretor da escola Lemos Brito, Raimundo Dias, atribui a conclusão do censo ao compromisso da equipe que, segundo ele, foi além da escolar. “A secretaria esteve acompanhando de perto o trabalho, tirando dúvidas e incentivando”, confirmou Dias. A unidade, que atende ao complexo penitenciário de toda a capital, possui 515 alunos e realizou o censo com apenas dois computadores.

Já a diretora da Escola Roberto Santos, Selma Azevedo, acredita que a capacitação dos funcionários foi um dos principais motivos que os levou a ficar entre as cinco primeiras. “Capacitamos funcionários e os envolvemos no processo. Além disso, trabalhamos em tempo integral durante o recesso escolar de junho. Tudo isso porque entendemos que o censo é a alma da escola”, declarou.