Professores, pedagogos e estudantes surdos se reúnem nesta terça-feira (30), no auditório do Instituto Social da Bahia, das 13 às 18 horas para o Seminário Caminhos para a Inclusão do Surdo. Com o tema Escola e família: uma parceria necessária, o encontro pretende refletir o vínculo família-escola na educação do surdo, pontuando as dificuldades e possibilidades para o fortalecimento dos laços afetivos através da educação bilíngüe.

O evento será aberto com o Hino Nacional traduzido em Língua Brasileira de Sinais (Libras) por estudantes do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS) Wilson Lins e contará com a presença da Diretora do Centro, Simone Andrade, e do coordenador de Educação Especial da Secretaria Estadual da Educação, João Prazeres.

O Seminário contará ainda com a conferência "A influência das relações familiares e a afetividade no processo de inclusão da pessoa surda", que será ministrada pela psicóloga e especialista em surdez, Márcia Araújo, com mesas redondas e debates. A programação será encerrada com a apresentação cultural do estudante Nilton Damasceno.