Mais de 12 mil alunos de escolas da rede pública foram submetidos à Avaliação Externa de Ensino Médio do Estado da Bahia (Avalie) pela Secretaria da Educação do Estado (SEC). O teste – instrumento pioneiro de avaliação – com 62 questões objetivas de diversas disciplinas, foi aplicado em 294 turmas, de 1º e 2º ano do ensino médio, de 19 unidades de ensino.

A prova será aplicada em novembro para aproximadamente 70 mil estudantes de 226 escolas públicas exclusivas de ensino médio, localizadas em 187 municípios baianos. Com os resultados do Avalie, existe a possibilidade de se propor políticas públicas mais eficazes para a melhoria do ensino no estado.

A iniciativa é da SEC e conta com a parceria do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB) para seu desenvolvimento e implementação. Para a pré-testagem, a SEC disponibilizou técnicos para acompanhar a avaliação, que durou quatro horas, sendo atendidos alunos dos turnos matutino e vespertino. A coordenadora de Avaliação da SEC, Diana Pipolo, afirma que o teste foi importante para poder validar o instrumento e contou com uma grande participação de alunos.

De acordo com a diretora geral do Cespe/UNB, Jaqueline Marques, a intenção desta etapa é verificar a qualidade das questões e se realmente funcionam. “A partir daí podemos identificar as dificuldades, os erros técnicos e fazer as modificações necessárias”. Ela acrescentou que o maior índice de erros é com relação aos termos regionais. Após a verificação dos dados será encaminhado para as escolas o boletim de desempenho de cada aluno.

Treinamento

A SEC está selecionando o grupo de docentes que vai participar, no final deste mês, das oficinas de treinamento dos professores. O objetivo é treiná-los para elaborar os itens da avaliação que constarão na prova. Ao final desse primeiro acompanhamento, a secretaria avaliará a possibilidade de estender o projeto para todas das escolas estaduais de ensino médio da Bahia.