Trazer para o âmbito da universidade a discussão de uma economia solidária em tempos de um mercado cada vez mais competitivo. Esse é o objetivo do 1º Seminário de Economia Solidária, Cooperativismo Popular e Universidade, que acontece na quinta (11) e sexta-feira (12) no Teatro Uneb, em Salvador.

Organizado pela Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP) da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), o seminário quer atrair estudantes, profissionais e professores, mas, sobretudo, representantes de cooperativas populares e de outras ITCPs.

Na abertura da programação, quinta-feira, o destaque é a conferência Situando a economia solidária no Mundo Atual: contradições e possibilidades no quadro teórico, com Marcio Pochmann, do Instituto de Pesquisas Aplicadas (Ipea).

Na sexta-feira, as atenções se voltam para a conferência A formação em economia solidária: papel político emancipatório?, com Sylvia de Mello, representante da ITCP da Universidade de São Paulo (Usp). Na programação, também estão previstas mesas-redondas e discussões.

O seminário é uma realização da ITCP da Uneb, programa vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (Proex), em colaboração com a Financiadora de Estudos e projetos (Finep) -órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT)- e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Mais informações no site www.uneb.br.