A estratégia da TVE e da Rádio Educadora para a cobertura das eleições municipais, no próximo domingo (5), prevê a integração das estruturas de jornalismo das duas emissoras. Com o esquema integrado, a expectativa do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb) é garantir ao cidadão a informação com os principais lances do processo eleitoral em Salvador, no interior e em outras regiões do país.

Haverá troca de conteúdo e interação na produção jornalística. Emissoras de TV e rádio de outras cidades foram mobilizadas e vão reforçar a parceria interna das mídias do Irdeb.

A partir das 8h, a TVE e a Educadora passam a transmitir flashes ao vivo, com informações da Bahia e de vários estados brasileiros, interprogramas e dicas para facilitar a agenda do eleitor. Na capital e interior, a Educadora vai contar com a parceria que firmou isoladamente com outras emissoras.

Já a cobertura nacional será reforçada por meio da parceria com as rádios filiadas à Associação das Rádios Públicas do Brasil (Arpub) e das rádios do Sistema Radiobrás (Rádio Nacional da Amazônia, Rádio Nacional AM Brasília, Rádio Nacional FM Brasília e Rádio Nacional AM Rio).

“Essa proposta de começar a transmissão desde o período da manhã é mais dinâmica, porque mostra vários pontos da cidade: o movimento de saída e chegada na rodoviária, como estão as filas nas zonas eleitorais durante a votação e o movimento nas praias”, explicou a gerente de Jornalismo da Rádio Educadora, Márcia Moreira.

Na TVE, a partir das 17h, o espectador poderá acompanhar a movimentação em torno da apuração de votos, a expectativa dos candidatos mais bem cotados, projeções de vitória, a corrida eleitoral urna a urna nos grandes centros e os prognósticos para a nova configuração política do país após as eleições municipais.

Tudo isso no TVE Eleições 2008, que ocupará a programação do canal 2, pelo menos, até as 21h, com os jornalistas Robson do Val, Márcia Rocha e Edilton Tourinho revezando-se na condução de entrevistas e pequenos debates com convidados do mundo político que marcarão presença no estúdio da emissora.

Atualização da apuração

Diretamente da sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em Salvador, o repórter Gustavo Castelucci ficará encarregado de atualizar a resenha da apuração, até ser conhecido o futuro prefeito de Salvador e das principais cidades do estado.

“A soma de esforços potencializa o trabalho de todo mundo e qualifica nossa cobertura para o cidadão”, disse a gerente de Jornalismo da TVE, Cyntia Campos, que também amarrou parcerias com emissoras do interior. A programação da TV e da Educadora será transmitida, via web, em tempo integral pelos sites www.irdeb.ba.gov.br , www.tve.ba.gov.br e www.educadora.ba.gov.br .