Através da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), o governo do estado vai realizar um encontro com todas as entidades esportivas de Salvador para tratar de um assunto da maior importância para o esporte baiano: a adimplência das instituições. O evento, de portas abertas aos esportistas e a Imprensa em geral, será no próximo dia 10, (quarta-feira), às 09 horas, no Terminal Náutico da Bahia, na Avenida da França S/N, Comércio.

“Vamos nos reunir com gestores e legisladores do Estado para discutir temas como as exigências para que as instituições possam receber benefícios oferecidos pelos Governos do Estado, Federal e Municipal, e, também, os apoios da iniciativa privada, desde que apresentem as documentações exigidas por Lei”, avisou o diretor geral da Sudesb, Raimundo Nonato Tavares da Silva (Bobô).

Regularização

A proposta da Sudesb é a de qualificar e regularizar as entidades esportivas de Salvador para que o esporte baiano encontre definitivamente os caminhos da sua reconstrução e crescimento profissional, revelando para o Brasil e o Mundo novos talentos e grandes equipes. “Hoje, a situação da maioria das nossas federações e ligas esportivas, é de total inadimplência, o que inibe ao Governo do Estado de oferecer benefícios legais a essas instituições”, justifica o diretor da Sudesb.

Na atual administração da Sudesb – apesar dessas dificuldades pontuais das instituições esportivas – o apoio tem sido concedido gradualmente, seja na aquisição de passagens para que os atletas possam representar a Bahia em competições fora do nosso estado e na liberação de materiais esportivos para projetos de iniciação de crianças e jovens.

Em 2007 e 2008 , a Sudesb já enviou diversas delegações para disputa de jogos representando a Bahia, em quase todas as modalidades esportivas. “Aqueles que procuraram a Sudesb em busca de apoio para elevar o nome do esporte baiano receberam algum tipo de colaboração ou ajuda para os seus projetos. Estamos fazendo o nosso dever e seguindo as orientação do governador Jaques Wagner, que é a de fomentar o esporte baiano”, finaliza Bobô.