Até domingo (14), acontece em três municípios da região metropolitana (Salvador, Camaçari e Lauro de Freitas), a fase final dos Jogos Abertos do Interior, competição promovida pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), em parceira com as prefeituras da cidades que participam do evento.

A solenidade oficial de abertura dos Jogos será realizada, em Camaçari, nesta quinta-feira (11), às 19h, no Ginásio de Esportes da Cidade do Saber.

Antes dessa etapa, nove zonais classificatórios foram realizadas, com a participação de mais de cinco mil atletas oriundos de 90 municípios.

Os atletas de Conceição de Coité estão orgulhosos por estarem na final. Fábio Santos, chefe de delegação da cidade, é um deles.

“É uma honra representar o nosso município em um evento tão grandioso como este. Competimos em cinco modalidades e conseguimos classificação em três – futsal masculino e feminino e basquete masculino. Portanto, temos muito a comemorar”, afirmou.

Entre os grupos que pretendem encher as arquibancadas, os alunos da Escola Especial do Caic, em Camaçari, são uns dos mais animados e pretendem comparecer ao ginásio até o domingo.

A professora Gilcélia Bastos disse que levou a turma para conhecer os Jogos Abertos, por considerar “um evento esportivo muito importante”, além de ser uma forma de estimular os alunos, que também praticam atividades esportivas”.

O atleta especial de futsal, Francisco Oliveira, também pretende “participar até o último momento, para conhecer equipes de outros lugares e aprender um pouco com eles”.

Além das equipes de futsal e voleibol, esportistas das modalidades individuais atletismo e ginástica rítmica estarão em disputa.

As competições de basquete, handebol e judô também estão acontecendo, desde esta quinta-feira (11), no município de Lauro de Freitas.

A abertura oficial da competição, em Lauro de Freitas, será nesta sexta-feira (12), às 16h, no Ginásio Municipal. Em Salvador, só acontecerá a disputa de natação, no sábado (13), na piscina da Vila Olímpica, na Fonte Nova.