Maior campeonato amador da Bahia, os Jogos Abertos do Interior foram encerrados, no domingo (14), consagrando campeões em diversas modalidades, atletas de nove municípios – Santo Amaro, Senhor do Bonfim, Alagoinhas, Camaçari, Eunápolis, Conceição do Coité, Santo Antônio de Jesus, Vitória da Conquista e Valente.

A final da competição, promovida pelo Governo do Estado, por meio da Sudesb, aconteceu de quinta-feira a domingo (11 a 14), em Salvador, Camaçari e Lauro de Freitas, envolvendo disputas nas modalidades de basquete, handebol, judô, vôlei, futsal, atletismo, ginástica rítmica e natação. A competição, que teve início em maio deste ano, reuniu mais de 5 mil participantes, desde a fases classificatórias.

Das nove zonais, participaram os municípios de Eunápolis, Bonito, Caetité, Senhor do Bonfim, Jequié, Camaçari, Valente, Barra e Santo Antônio de Jesus.

A baiana Marcela Menezes, participante dos Jogos Olímpicos de Pequim, prestigiou o evento de ginástica rítmica em Camaçari, conversou e tirou fotos com crianças e adolescentes. “Essa competição é uma forma de incentivar e divulgar o esporte. Comecei na escolinha, de forma armadora, e consegui alcançar o meu objetivo, com muita perseverança”, afirmou.

Os Jogos Abertos do Interior foram criados, em 1964, por cidadãos comuns ligados ao esporte. A partir de 1988, passou a ser comandado pela Sudesb, cujo alvo é o fomento ao esporte e lazer da população baiana.

Os campeões

Santo Amaro – Handebol masculino

Senhor do Bonfim – Handebol feminino

Alagoinhas – Basquete masculino

Camaçari – Basquete feminino / Atletismo

Eunápolis – Futsal e vôlei masculino / Ginástica rítmica

Conceição do Coité – Futsal e vôlei feminino

Valente – Vôlei feminino

Santo Antonio de Jesus – Natação / Judô feminino

Vitória da Conquista – Judô masculino

No geral, a seleção de Vitória da Conquista foi a campeã do judô.