O Planserv está disponibilizando para seus beneficiários, a partir desta quarta-feira (1), uma nova rede de prestadores de serviços em Salvador, destinada a consultas eletivas em clínica médica, ginecologia, obstetrícia e pediatria.

Nessas quatro especialidades foram habilitados, mediante processo de contratação via credenciamento, 88 prestadores.
A nova rede credenciada, que atende capital e interior, vai ampliar em 56% a oferta de consultas eletivas básicas para os usuários do plano.

O órgão vai oferecer aproximadamente 30 mil novas consultas. Com a ampliação, o Planserv passa a disponibilizar mais 8,7 mil consultas em clínica médica, 11,7 mil, em ginecologia, 3,7 mil, em obstetrícia e 5,1 mil, em pediatria.

Para efeito de comparação, em 2007 foram realizadas 5,9 mil, em clínica médica, 5,4 mil em ginecologia, 2,7 mil em obstetrícia e 2,3 mil em pediatria.

Além de ampliar a oferta, a nova rede propiciará a prestação de um serviço mais transparente, maior controle da qualidade do atendimento ao beneficiário e a adoção de medidas efetivas em relação àqueles prestadores que não mantiverem o padrão exigido.

“Sem contrato, não se sabe até onde vão os direitos e obrigações”, afirma a coordenadora-geral do Planserv, Sônia Carvalho.

Ela ressalta também a importância desse processo histórico de contratação por meio do credenciamento, iniciado no segundo semestre de 2006, e que ganhou mais impulso, a partir do ano passado com ações como maior divulgação, lançamento sucessivo de editais no interior e na capital e o encaminhamento mais freqüente de propostas dos interessados em integrar a rede.

Já foram lançados sete editais, envolvendo 38 especialidades médicas. No total, o Planserv firmou 237 contratos com os prestadores de serviços de saúde. “O credenciamento vai abranger todo o estado e incluir mais especialidades até o final deste ano”, acrescenta Sônia.

Call center e internet

A relação completa de prestadores de serviços que integram a nova rede, em Salvador, pode ser consultada pelo call center do Planserv (0800 56 6066) e no site www.planserv.ba.gov.br .

A presidente da Comissão Permanente de Credenciamento, Cristina Teixeira, esclarece que os integrantes da atual rede referenciada que ainda não participaram do processo de contratualização ou não conseguiram atender às disposições do edital, já estão sendo notificados.

A partir desta quarta-feira, não poderão mais atender os beneficiários exclusivamente nas consultas eletivas em clínica médica, ginecologia, obstetrícia e pediatria até que apresentem a documentação completa e sejam habilitados.

Cristina ressalta ainda que o processo de credenciamento continua aberto e foi simplificado. Para estimular o interesse foi reforçada a convocação para que todos os prestadores participem da iniciativa de regularização e ampliação da rede de assistência.

Outra ação importante já adotada foi a antecipação dos julgamentos, de modo que aqueles que apresentarem a documentação exigida possam ser incorporados à rede o mais breve possível.