O aumento do acesso a exames e internação, redução da lista de procedimentos sujeitos a agendamentos de 61 para 6 e a significativa diminuição dos prazos de resposta aos pedidos de autorização foram alguns dos avanços conquistados pela atual gestão do Planserv apresentados aos beneficiários da microrregião oeste. Durante toda a semana passada, a equipe do órgão esteve reunida com os usuários da assistência da região realizando palestras e debates.

As atividades integraram o Programa de Interação e Aproximação com os Beneficiários do interior do estado. Em Barreiras foram promovidos dois encontros. O primeiro ocorreu no ao auditório do Cefet e reuniu dezenas de servidores civis. Um número expressivo de participantes também foi registrado no evento realizado no Clube de Diretores Lojistas, com os servidores militares.

Nos dois momentos, a equipe da Coordenação de Relacionamento com os Beneficiários destacou o rigoroso equilíbrio financeiro alcançado pelo Planserv e o processo de contratações via credenciamento que, de modo objetivo e transparente, está permitindo a ampliação da oferta de consultas em todo o estado.

Os participantes das reuniões elogiaram a iniciativa de aproximação com os beneficiários e reivindicaram maior acesso a consultas com médicos especialistas, problema registrado em municípios mais afastados da capital baiana.

Ainda durante a visita à região, a equipe do Planserv contatou os prestadores de serviços médico-hospitalares e apurou que alguns deles não têm interesse em atender aos planos de saúde suplementar.

Eles só possuem em determinadas especialidades médicas um único profissional que já assiste, via consulta particular, a um grande contingente populacional.

A equipe técnica do Plano do Servidor também registrou boas notícias. Dentro de poucos meses, um dos prestadores referenciados vai oferecer o serviço de ressonância magnética, exame ainda hoje disponível em poucas cidades do interior baiano.

Essa realidade é sempre apresentada nas reuniões para mostrar que procedimentos cobertos pelo Planserv não estão disponíveis em municípios do interior por falta de prestadores, como é o caso da ressonância magnética e do cateterismo.