Em comemoração ao aniversário de 73 anos do município de Itiruçu, a 328 quilômetros de Salvador, na região sudoeste da Bahia, o governador Jaques Wagner anunciou uma série de obras, que totalizam um investimento de mais de R$ 3 milhões, e fez a entrega oficial da primeira etapa do projeto Morada de Todos Nós, que prevê a construção, até o final do ano, de 50 casas para as famílias que recebem o benefício do Bolsa Família.

“A construção destas residências vai garantir proteção para todas as famílias carentes que vivem em vulnerabilidade por conta da situação de pobreza. Agora os pais vão ter onde criar seus filhos e dormir tranquilamente”, disse Wagner, que também inaugurou, na praça Rafael de Oliveira, o Centro Digital de Cidadania (CDC), equipado com dez computadores conectados à internet, uma impressora e um servidor de rede, e que vai beneficiar aproximadamente 1.500 pessoas.

Dona Marilene Souza e seus três filhos conseguiram realizar o sonho da casa própria. “Estou muito feliz. Finalmente, consegui sair do aluguel. Quando se mora numa casa que não é sua você paga hoje e deve amanhã. E se paga o aluguel falta comida na mesa. Agora tudo está diferente. Meus filhos têm merenda, roupa e até brinquedos. Mudei minha vida”, afirmou Marilene.

A jovem Caliana Vieira, 16 anos, estudante da rede pública, também estava contente. No seu caso, com a chegada do CDC. Ela costumava gastar por mês, em lan houses, R$ 50, para fazer pesquisas e trabalhos escolares. Agora, com a economia vai poder investir em si mesma. “Esse dinheiro vai servir para eu comprar uma roupa, um livro, enfim, coisas para meu uso. Foi muito bom a implantação deste centro aqui no município”, disse.

A Bahia ocupa o 20º lugar entre os estados brasileiros em inclusão digital. De acordo com a coordenadora do Programa de Inclusão Sócio-digital, Rúbia Carvalho, serão implantados mais 540 centros até o final deste ano em todos os municípios baianos. “A implantação destes centros é uma oportunidade para a população carente conhecer o mundo digital. Isto favorece não só o acesso à informação, mas também à qualificação profissional”.

Outras obras

Jaques Wagner anunciou obras de pavimentação e drenagem no bairro de Santo Antônio e ruas da sede, que vão ampliar a área urbana e beneficiar 40% da população do município, além da construção de nove poços, para garantir acesso a água – cinco deles já foram perfurados.

Também está prevista a construção de quadra poliesportiva, implantação de unidade do Programa Saúde da Família, aquisição de equipamentos para o hospital municipal, início de capacitação do Plano Territorial de Qualificação Social da Bahia (Planteq), do Projeto de Expansão da Cultura do Caqui e ampliação do sistema de abastecimento de água (SAA), por meio do projeto Água para Todos, levando água encanada e saneamento básico à zona rural.