Matéria publicada às 14:50
Atualizada às 17:40

O Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome inaugurou nesta terça-feira (30), em Lauro de Freitas, o terceiro Restaurante Popular dos oito previstos para serem implantados na Bahia, mediante convênios que totalizam R$ 8,9 milhões assinados entre o governo federal e os municípios.

O ministro Patrus Ananias e o governador Jaques Wagner conheceram as instalações do restaurante instalado numa área de 1,23 mil metros quadrados, bem no centro da cidade. Ambos compartilharam o feijão, arroz, verduras, carne, suco e fruta com aproximadamente de duas mil pessoas, entre desempregados, trabalhadores informais, estudantes, idosos e crianças. O programa é voltado para famílias em situação de risco de insegurança alimentar e nutricional.

A desempregada Neusa Rodrigues levou a filha e mais três sobrinhos menores para almoçar no restaurante. “Moro bem pertinho daqui e virei sempre. Em casa, não teria condições de ter uma alimentação assim equilibrada”, diz a mulher. Cada prato contém 1.500 calorias, distribuídas entre proteínas, carboidratos e gorduras.

O restaurante de Lauro de Freitas terá capacidade para fornecer 3 mil refeições diárias ao custo de R$1 real cada. Os outros R$ 3,65 serão subsidiados pela prefeitura, responsável também pela manutenção da unidade que tem gestão terceirizada pela empresa Lemos Passos, vencedora da licitação.

Nutrir para desenvolver

Somente em Lauro de Freitas, 11 mil famílias são assistidas pelo Bolsa Família e, dessas, 140 serão estimuladas a participar do Projeto Federal de Agricultura Urbana e Peri-urbana, cultivando hortas comunitárias para o abastecimento do próprio restaurante.

“Estamos efetivamente virando uma página da história do Brasil, vencendo a luta contra a fome, a desnutrição e a miséria”, disse o ministro ao se referir aos 19 milhões de brasileiros que saíram da pobreza extrema para condições mais dignas de vida, por meio de políticas como a do Bolsa Família, Restaurante Popular e de capacitação profissional, que visa a autonomia financeira das famílias beneficiadas.

“Os restaurantes populares não são equipamentos isolados e estão inseridos em um sistema mais amplo de desenvolvimento social”, enfatiza o ministro Ananias, lembrando que as unidades tornam-se também pólos geradores de emprego e renda, pois priorizam a compra de gêneros alimentícios produzidos na própria região.

Em Lauro de Freitas, 42 empregos diretos foram garantidos com a contratação de nutricionista, cozinheiras, serventes e equipe de limpeza. Luciana Bahia e Anlis Braga foram contratadas para a função de caixa e comemoram o primeiro emprego com carteira assinada.

“Foi muito importante para mim e para toda a cidade, porque as pessoas como eu precisam de alimento saudável e baratinho”, diz Luciana.

“A gente precisa trabalhar e o pessoal precisa de um restaurante onde possa comer bem e pagar pouco”, acrescenta Anlis.

Além do RP de Lauro de Freitas, estão em funcionamento os restaurantes de Paulo Afonso e Itabuna. Em Jequié, Alagoinhas, Vitória da Conquista, Juazeiro e Salvador, as unidades estão em fase de implantação.

Prato Popular

Na capital baiana, programa estadual semelhante oferece 4.300 refeições por dia em dois restaurantes, no Comércio e na Liberdade. O custo da refeição de R$ 3, 65 é subsidiado pelo estado e a população desembolsa apenas R$ 1, sendo que crianças menores de 5 anos não pagam.

“Me deixa feliz essa parceria nesse espírito que construímos – governos federal, estadual e municipais – , para juntos combater os problemas e as questões que dificultam a vida de nossa gente”, declarou Wagner.