O governador Jaques Wagner – acompanhado da comitiva baiana que está no Benin – participou há pouco de um almoço na casa do embaixador brasileiro no país Carmelito Mello, na cidade de Cotonou. A agenda foi intensa na parte da manhã.

Logo às 9 horas (5 horas de Brasília) Wagner foi recebido pelo presidente Boni Yayi, que agradeceu a visita, afirmando que o ato do governador é uma inequívoca demonstração do reconhecimento da importância do Benin na formação histórica e cultural da Bahia.

Yayi expôs as dificuldades do país em setores como educação e geração de energia e disse contar com a parceria do governo e das empresas brasileiras no esforço de fortalecimento econômico do Benin, que hoje vive quase que exclusivamente da exportação de algodão, cacau, produtos têxteis e artesanais. Wagner também manteve contato com outras autoridades políticas do país e representantes do meio empresarial.

O governador disse esperar que nos próximos encontros ocorra uma objetividade tal que em um prazo de um ano alguns resultados possam ser percebidos no fortalecimento da relação com o país africano. “O Brasil tem uma dívida histórica com o Benin”, disse o governador.

A comitiva também visitou o Porto Autônomo de Cotonou e a Câmara de Comercio e Indústria do Benin. O presidente da Fieb (Federação das Indústrias do Estado da Bahia) Victor Ventin participa das atividades. O secretário de Indústria, Comércio e Mineração Rafael Amoedo disse que o país abre uma série de oportunidades ao Brasil. Há enormes possibilidades de geração de renda e empregos, tanto na Bahia como no Benin, com desenvolvimento sustentável e preocupação social.

Wagner falou do nível de excelência alcançado pela indústria da construção civil baiana e Amoedo anunciou que divulgará no setor produtivo baiano as potencialidades beninenses.

À tarde a comitiva segue para a cidade de Ouidah.

Saiba mais sobre a ida do governador ao Benin:

09/09 – Jaques Wagner visita memorial da escravidão em Ouidah
09/09 – Wagner é recebido com festa em Ouidah, no Benin
08/09 – Wagner inicia viagem pelo Benin
03/09 – Governador faz viagem histórica ao Benin