Uma técnica israelense – uma enzima à base de melaço de cana – criada há 20 anos para a guerra é a mais nova tecnologia empregada na pavimentação de estradas. Outras novidades são as máquinas que fazem perfurações sem causar o menor impacto à rodovia.

Os novos equipamentos e técnicas foram apresentados no evento Encontros Produtivos Derba, que reuniu engenheiros das áreas de construção, manutenção e representantes das empresas que trabalham em parceria com o Departamento de Infra-estrutura de Transportes da Bahia (Derba) na construção de estradas.

“A base fica estabilizada com a utilização das enzimas, evitando as erosões na rodovia”, explicou o engenheiro civil José Augusto Malta Ferrari Junior, diretor da Amafi Tecnologia e Construções Ltda.

Ele veio a Salvador explicar a técnica, utilizada há mais de dez anos em vários países, como os Estados Unidos e Espanha. Atualmente, o mesmo procedimento é utilizado em Mossoró (RN).

As vantagens são inúmeras, a começar pela melhor aderência da rodovia, pois não há infiltração de água. Também aumenta o grau do CBR -índice que mede a capacidade do solo para cargas pesadas.

“A enzima é simples de ser colocada, reduz o custo da obra em 60%, é eficaz no tratamento contra pó e melhora a sub-base”, ressaltou Ferrari Junior.

A enzima tem cor de Coca-Cola, cheiro de cana-de-açúcar e é aplicada com água. “A compactação é feita com o uso de trator de esteira. Tudo muito simples e, após a aplicação, a base fica perfeita”, pontuou o engenheiro. Ele assegura que o tratamento deixa pavimento intacto por três anos.

Equipamentos

As mais recentes tecnologias utilizadas em perfurações subterrâneas, nas travessias de gás, telecomunicações, água e esgoto, projetos ambientais de pequenos diâmetros, foram apresentadas pela Megadrill South América – empresa especializada em grandes perfurações pelo método não destrutivo.

“Fazemos a instalação de gasodutos, oleodutos, minerodutos, dutos para telecomunicações e saneamento, e drenagem sem danificar a rodovia”, explicou o engenheiro civil Jefferson Rodrigues, diretor técnico-comercial da Megadrill.
No momento, a empresa está realizando um trabalho para a Petrobras com a implantação de 900 km de dutos e seis travessias, no Gasoduto Cacimbas, que vai até o município de Catu.

O coordenador de Construção e Manutenção do Derba, Ithamar Guimarães, ressaltou a importância das duas palestras para os engenheiros, que tiveram acesso às últimas tecnologias aplicadas no mercado.

Segundo o diretor geral do Derba Jorge Tufic Derzi, iniciativas como estas vão ocorrer com freqüência. “Precisamos reciclar o conhecimento dos nossos servidores. Palestras assim são boas oportunidades para troca de experiências”, disse Tufic.