Mais de um milhão de famílias beneficiadas com ações de implantação e ampliação de sistemas de abastecimento de água, esgotamento sanitário e desenvolvimento institucional. Este é o saldo do Programa Água para Todos, em um ano de implantado. Para comemorar a data, o governador Jaques Wagner recebe, nesta terça-feira (2), a partir das 9h, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador, representantes das várias regiões beneficiadas pelo “Água para Todos” e a milionésima família beneficiada com ligação de água domiciliar, do povoado de Bom Jesus dos Passos (Salvador).

O governador também assina ordens de serviço para universalização de acesso à água nas zonas rurais de Macururé, Nordeste, e Aracatu, Sudoeste do estado, e novas ações do “Água para Todos”.

O programa foi lançado em agosto do ano passado e desde então foram elaborados projetos e também executadas obras de abastecimento, além de saneamento básico e integrado em toda a Bahia, que beneficiaram 1,5 mil localidades. Os investimentos foram de aproximadamente R$ 230 milhões.

Entre as ações do Água para Todos estão a construção de cerca de 16 mil cisternas, 566 poços tubulares e 361 sistemas simplificados de abastecimento de água. Na Chapada Diamantina, por exemplo, a riqueza de recursos hídricos não era traduzida em oferta de água para os moradores de algumas regiões.

O Programa Água para Todos pretende investir R$ 2,1 bilhões até 2010 e ampliar de 30% para 50% a cobertura de água tratada na zona rural da Bahia. Até o fim deste ano, serão entregues pelo Governo do Estado, por meio de ação conjunta da Embasa, Companhia de Engenharia Rural da Bahia (Cerb), Companhia de Ação Social (CAR), e secretarias estaduais de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) e do Meio Ambiente (Sema), 14,7 mil cisternas, 47 poços tubulares e 355 sistemas simplificados de abastecimento de água em todas as regiões da Bahia.