LOCAL: Município de Lauro de Freitas, na região Metropolitana, a 22 quilômetros de Salvador (Rua Euvaldo Santos Leite, s/nº, Centro).
DATA: 30.09.08 (terça-feira)
HORÁRIO: 10h30

O QUE É: Inauguração do Restaurante Popular de Lauro de Freitas.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

INAUGURAÇÃO: Contará com a participação do governador Jaques Wagner e do ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias. Executado com recursos do governo federal da ordem de R$ 1,4 milhão e mais contrapartida do município no valor de R$ 70 mil, o Restaurante Popular possui 1.185 metros quadrados de área construída e capacidade para servir até três mil refeições por dia ao preço de R$ 1. A administração será feita pela empresa Lemos Passos, que possui 27 anos no mercado de alimentação e administra outros restaurantes na Bahia.

RESTAURANTES POPULARES: São equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional destinados ao preparo e à comercialização de refeições saudáveis com preços acessíveis à população. Ficam localizados, preferencialmente, em grandes centros urbanos com população superior a 100 mil habitantes. O público beneficiário é formado por trabalhadores formais e informais de baixa renda, desempregados, estudantes, aposentados, moradores de rua e famílias em situação de risco de insegurança alimentar e nutricional. O Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) apóia a instalação de Restaurantes Populares por meio do financiamento de projetos de construção, reforma e adaptação de instalações prediais, aquisição de equipamentos permanentes, móveis e utensílios novos. Além do de Lauro de Freitas, na Bahia existem mais três restaurantes conveniados pelo MDS com as prefeituras de Itabuna, Paulo Afonso e Jequié, além dos dois mantidos exclusivamente pelo Governo do Estado em Salvador, localizados no Comércio e na Liberdade.

LAURO DE FREITAS: Além do Restaurante Popular, o município possui mais dois equipamentos para a garantia da segurança alimentar da população de baixa renda: o Banco de Alimentos e a Cozinha Comunitária. No banco, todo alimento arrecadado de instituições doadoras e parceiras é armazenado e distribuído para famílias cadastradas. Alguns são transformados em refeições e servidos para estas famílias, junto com o programa Nossa Sopa, em parceria com o Governo do Estado. Já na cozinha comunitária, a comunidade além de participar de cursos, como o de Aproveitamento Integral dos Alimentos, produz a merenda que serve a 300 crianças do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).

SALVADOR: Nas duas unidades da capital baiana são fornecidas 4.300 refeições diariamente, sendo 2.300 na do Comércio e 2.000 na da Liberdade. O custo da refeição de R$ 3,65 é subsidiada pelo governo estadual, o que permite aos usuários o acesso a uma alimentação saudável ao preço de R$ 1. Crianças menores de cinco anos são atendidas gratuitamente. Esses restaurantes integram o Programa Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, que objetiva garantir alimentação de qualidade para todos. Visando ampliar a oferta de refeições saudáveis, o Governo do Estado encaminhou um projeto para concorrer ao financiamento de mais uma unidade a ser instalada em Salvador, onde serão fornecidas mais 2.000 refeições por dia. No local ainda funcionará um centro de apoio à implantação e gestão de restaurantes populares, que prestará orientação técnica aos municípios.

CARDÁPIO: Sempre é composto de entrada (salada ou guarnição), prato principal (carnes bovinas, aves e peixes), acompanhamento (arroz e feijão), sobremesa (fruta ou doce caseiro) e refresco de frutas. Cada prato contém 1.500 calorias e segue norma estabelecida pelo Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), do governo federal.