Os projetos baianos na área de infra-estrutura despertam o interesse de empresas de construção civil de todo o país. “É um estado que tem apresentado proposta para investimentos de infra-estrutura, atraindo a construção civil também para área de obras públicas, além da expansão que já vive o mercado imobiliário”, declarou o presidente do Instituto Brasileiro do Concreto (Ibracon), Rubens Bittencourt.

O Ibracon realiza, até terça-feira (9), no Centro de Convenções, o 50° Congresso Brasileiro do Concreto, reunindo empresários, engenheiros e demais profissionais do setor da América Latina.

“Encontramos um estado com uma logística completamente defasada. Por isso, acabamos nos tornando uma vitrine para o setor ao apresentarmos projetos estruturais que vão demandar obras em todo o estado, como as do PAC, levando o segmento a se expandir cada vez mais na Bahia”, disse o secretário de Planejamento, Ronald Lobato, que representou o governador Jaques Wagner, na solenidade de abertura do evento.

Além de palestras técnicas, os participantes vão poder conhecer as novidades em tecnologia construtiva nos 70 estandes instalados na feira que acontece paralelamente aos debates, no auditório.

Na Bahia, a construção civil foi responsável, nos primeiros seis meses deste ano, pela geração de 11.709 vagas formais de trabalho, segundo Cadastro Geral dos Empregados e Desempregados (Caged), No mesmo período foram lançadas 2479 novas unidades habitacionais, um crescimento de 119% comparado com 2007, segundo dados da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (Ademi).